77 3441-7081 — [email protected]

Desfile cívico-militar marca comemorações pelo 196º aniversário da Independência do Brasil em Brumado

Por Redação

Foto: Filipe Lima

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã da sexta-feira (7) o desfile cívico-militar que marcou 196º aniversário da Independência do Brasil. O desfile, que teve sua culminância nas Praças Armindo Santos Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira, no centro da cidade, reuniu autoridades civis e militares e um expressivo número de populares.

A solenidade foi aberta com o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional, executado pela Lira Ceciliana Brumadense.

Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) – Foto: Filipe Lima

Após a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fez um breve pronunciamento, ressaltando a importância da data e convidando a sociedade brumadense para uma reflexão, para pensar nos caminhos para o futuro do País e lembrar que a sociedade brasileira tem um grande desafio pela frente nas eleições do próximo dia 7 de outubro, quando terá de definir qual será o caminho que o Brasil deverá trilhar nos próximos anos.

34ª Companhia Independente de Polícia Militar – Foto: Filipe Lima

Viatura e efetivos da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, seguidos de militares, educadores e alunos das Escolas Municipais Arminda Maria Azevedo, Professora Maria Iranilde Lobo, Élcio José Trigueiro e Professora Sheila Barreto Spínola Costa envolvidos no Programa Educacional de Resistência às Drogas; do Grupamento de Bombeiros Civis e da Guarda Civil Municipal abriram oficialmente o desfile.

Guarda Civil Municipal – Foto: Filipe Lima

Na sequência desfilaram alunos atendidos pelas Creches Municipais Casulo Alisson Patrick Saraiva de Jesus, Mariany Vitória Pereira Santos, Natanael Ribeiro Teixeira e Pequeno Polegar, destacando o trabalho assistencial e pedagógico desenvolvido nas Unidades e, a seguir, alunos atendidos pela Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais de Brumado (Apae).

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Foto: Filipe Lima

Foto: Filipe Lima

Foto: Natália Silva

O desfile prosseguiu com as Fanfarras [Fammil – Fanfarra da Escola Maria Iranilde Lobo, Famidal – Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo Lôbo, Famcmeas – Fanfarra do Centro Educacional de Educação Agamenon Santana, Famgac – Fanfarra da Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia, Faminice – Fanfarra da Escola Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite e Famub – Fanfarra Municipal de Brumado], intercaladas por alunos das Escolas Municipais [Escola Municipal Professor Ayrton Viana Silva, Élcio José Trigueiro, Professora Sheila Barreto Spínola Costa, Idalina Azevedo Lôbo, Professor Roberto Santos, Arminda Maria Azevedo, Santa Rita de Cássia, Professora Zilda Neves, Oscarlina Oliveira Silva, Professora Clarice Morais]. Também participaram do desfile, destacando ações pedagógicas desenvolvidas, alunos do Programa AABB Comunidade e do Programa Educação de Jovens e Adultos, bem como os estagiários que participam de programa desenvolvido em parceria pela Prefeitura Municipal com o Instituto Elvaldo Lodi (IEL) e os oficineiros das Escolas Municipais de Tempo Integral.

Lira Ceciliana Brumadense – Foto: Natália Silva

Bethel Pérolas da Luz das Filhas de Jó Internacional – Foto: Natália Silva

A Lira Ceciliana, o Clube da Terceira Idade, Família Maçônica [Colmeia Pérolas de Mel, Bethel Pérolas da Luz das Filhas de Jó Internacional, Castelo Sementes do Sertão Brumadense da Ordem dos Escudeiros, Capítulo Renovação Sertaneja Brumadense da Ordem Demolay, Clube dos Pais Ágape no Sertão Brumadense, Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana, Loja Maçônica Manoel Carvalho e Loja Maçônica Construtores da Renovação Sertaneja], Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Associação das Mulheres para a Paz Mundial e  Ajax – Associação Desportiva de Brumado, também participaram do desfile cívico-militar em comemoração aos 196 da Independência do Brasil em Brumado.

Clube do Fusca de Brumado – Foto Natália Silva

Atiradores do Tiro de Guerra – Foto: Natália Silva

O ato cívico militar foi concluído com o desfile de Atiradores do Tiro de Guerra e do Clube do Fusca de Brumado.

 

COM REPORTAGEM DE NATÁLIA SILVA, FILIPE LIMA E GISELE COSTA

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,