Detran-BA anuncia adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Ação faz parte das etapas do Projeto para Elaboração de Políticas Públicas e de Gestão de Segurança Viária na Bahia

Por:  Imprensa Detran

Na próxima quinta-feira (07/04), Salvador será sede do 2º Fórum de Órgãos de Trânsito, que acontece no auditório da SSP (Secretaria de Segurança Pública). No segundo momento do evento, o estado da Bahia, através do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), vai aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) junto à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Com isso, o Estado se compromete a atingir as metas visando reduzir óbitos e lesões decorridos de acidentes de trânsito até o ano de 2030.  

 

O Fórum é uma das etapas do Projeto para Elaboração de Políticas Públicas e de Gestão de Segurança Viária na Bahia e contará com cinco apresentações presenciais sobre gestão e segurança viária, reunindo gestores de órgãos, entidades e especialistas de trânsito no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.   

 

As ações e metas previstas no plano objetivam preservar vidas, reduzir mortes e lesões, além disso, trazer melhorias à mobilidade urbana. É o que explica Raquel Almqvist, Consultora de Segurança Viária da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA-SIT/Banco Mundial).   

 

“O PNATRANS propõe iniciativas em seis pilares fundamentais para o cumprimento das 103 metas almejadas: gestão da segurança do trânsito, garantia de vias seguras, segurança veicular, promoção da educação para o trânsito, atendimento às vítimas, assim como, normatização e fiscalização”.   

“É um momento de intensa mobilização, onde a sociedade também vai poder participar com sugestões que possam contribuir decisivamente para a redução de números que afetam centenas de famílias na Bahia todos os anos”, enfatiza Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA.  

 

Confira a programação completa do evento: 

 

9h – Abertura 

 

Frederico Carneiro – Secretário Nacional de Trânsito

Rodrigo Pimentel – Diretor Geral do Detran

Mag Gramacho – Presidente do CETRAN-BA

Saulo Filinto – Superintendente da SIT

Cel Henrique Melo – Conselheiro CETRAN titular da PM

Marcus Passos – Superintendente da Transalvador

9h20 – Segurança Viária na Concepção do Banco Mundial 

Dr. Carlos Bellas – Especialista em Transportes do Banco Mundial

10h – Ruas Seguras: Sistema Seguro aplicado a vias urbanas 

Eduardo Pompeo – Líder de assistência às Cidades da Global Designing

Cities Initiative / Iniciativa Bloomberg

10h30 – Capacitação para Gestão Estratégica do Trânsito 

José Ramalho – Diretor Presidente do Observatório Nacional de  Segurança Viária

11h – Gestão de Segurança Viária na Bahia 

Dra. Raquel Almqvist – Consultora de Segurança Viária da SEINFRA-SIT

para o Comitê Gestor de Segurança Viária

11h30 – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 

Marcela Tetzner Laiz – Coordenadora Geral de Planejamento, Gestão e

Controle da Senatran

14h30 – Assinatura do Termo de Compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. 

Sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 

O PNATRANS norteia a totalidade das ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e será alinhado à nova Década de Ações para a Segurança no Trânsito promovida pela Organização das Nações Unidas, além de debater e incluir novas ações, revisando prazos e definindo os responsáveis por cada ação.

Foram criados Grupos de Trabalho (GT), reunindo especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (Senatran, Detrans, órgãos municipais de trânsito, CETRANS, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), além de representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar, visando a implantação de ações que impactem na redução do número de vítimas de trânsito.

O Comitê gestor de Segurança Viária, com participação de órgãos como Detran-BA e Abramet (Associação Brasileira  de Medicina de Tráfego), coordenado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) vai liderar o Pnatrans na Bahia.

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,