Dicas para uso de máscaras no verão

Saiba como manter o conforto e a proteção da pele mesmo no calor

 

Por Ascom/ Extrafarma

 

O uso de máscaras de proteção é um hábito fundamental para o combate à pandemia do Novo Coronavírus. Cobrir o nariz e a boca é uma medida especialmente importante para prevenir que pessoas infectadas espalhem o vírus, por meio de partículas expelidas ao tossir, falar ou espirrar. Por isso, o uso de máscaras é considerado hoje não só uma forma de cuidado pessoal, mas um ato de respeito ao próximo.

No verão, algumas medidas simples podem facilitar o uso das máscaras, sem deixar o conforto e os cuidados com a beleza de lado.

Prefira máscaras feitas de tecidos 100% algodão e evite materiais como poliéster, que esquentam mais, ou tecidos muito pesados, que dificultam a respiração. É importante lembrar que, por mais que esteja muito calor, a máscara não pode ser feita de um tecido muito fino, ou terá uma eficácia menor na proteção.

“O tecido da máscara não oferece uma proteção adequada contra os raios UV, por isso continua sendo necessário aplicar no rosto produtos com fator de proteção solar acima de 30 sempre que for se expor ao aol”, diz Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede Extrafarma.

Para evitar o aparecimento de acne, prefira protetores solares de textura mais leve, pois a pele já ficará coberta pelo tecido e o uso de cremes pesados pode aumentar a oleosidade e até causar irritação no local.

“Manter uma rotina de limpeza e hidratação diminui as chances de ter problemas como acne ou descamação da pele. Também é importante não descuidar da higiene da máscara, já que ela fica em contato direto com a pele”, afirma Adriano.

Sempre que sair, leve uma máscara de reserva, assim é possível trocar a proteção quando a máscara ficar úmida, já que o tecido precisa estar totalmente seco para proteger o rosto de forma adequada. No calor, quando suamos mais, é ainda mais importante ter o item extra à mão.

E lembre-se de que, para uma proteção eficaz, é essencial que as máscaras sejam usadas corretamente, como mostra o infográfico.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,