Dor no punho: O que pode ser?

Neste episódio o Dr. Fernando Moya dá mais detalhes do assunto.

Por: Brasil 61

Você conhece alguém que teve dor no punho também conhecido como “abriu o pulso”? O que pode causar esse problema? Neste episódio o Dr. Fernando Moya dá mais detalhes do assunto.

Punho é a região anatômica que se situa no final do antebraço, logo abaixo da mão, e é composta por uma série de estruturas: ossos, ligamentos, nervos e tendões.

Um problema em qualquer uma dessas estruturas pode causar dor no punho. Causas de dor no punho.

Trauma

Você teve algum trauma recente no punho? Teve alguma pancada, torção articular ou qualquer situação que gere um impacto na região do punho?

Se teve e a dor foi de início recente você provavelmente pode ter lesado alguma das estruturas que falei. Os problemas mais comuns são contusões que são as pancadas simples (traumatismos leves) ou entorses que são lesões ligamentares.

Nesses casos de trauma o que mais você deve reparar?

  • Alterou o formato habitual local ou gerou deformidade em algum lugar do punho?
  • Você tem alguma limitação da mobilidade da articulação do punho? Tente fazer o movimento habitual da articulação.  Se não conseguir isso é um sinal de alerta.
  • Passado um ou dois dias do trauma do punho você continua com dor?

Se a resposta foi sim para alguma dessas perguntas ou se o trauma foi de forte intensidade ou grande impacto, isso pode sugerir quadro de fratura óssea, que necessitam diagnóstico e tratamento em caráter de urgência por isso você deve procurar um pronto atendimento ortopédico o quanto antes.

Além disso, você deve ficar atento aos sinais de gravidade como: presença de corte na região do punho, alteração de sensibilidade e movimento das mãos e se a ponta de um ou mais dedos começaram a ficar mais arroxeadas.

Na presença de qualquer um desses sinais você deve procurar imediatamente o pronto socorro.

Dor sem trauma no punho

Se você está com dor no punho e não teve trauma nenhum é importante saber quando começou a dor. Normalmente as dores não traumáticas são mais antigas, que pioram lentamente ao longo do tempo. Dentre as causas estão: síndrome do túnel do carpo, cistos sinovaias e doenças reumatológicas.

O tratamento como você deve imaginar depende muito da causa do problema e varia desde reabilitação, medicamentos até cirurgia. Como grande parte dos problemas da medicina quanto antes for feito o diagnóstico, melhores as chances de sucesso com o tratamento.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Foto de capa: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,