Durante Sessão, vereadores defendem medidas adotadas pelo prefeito Eduardo Gama diante das atuais dificuldades

    Na manhã desta terça-feira (08), foi realizada em Itambé a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos do segundo semestre. A reunião foi aberta pelo prefeito municipal, Eduardo Gama, que em seu discurso relatou as atuais dificuldades enfrentadas pelo município e pontuou as principais ações desenvolvidas pela atual gestão municipal.

            A Sessão contou com a presença dos vereadores Bruno Lopes; Daniel dos Santos; Carlos Andrade (Cacá); Eildo Pereira (Chau); Janevaes Moreira (Aju); João Alves Pereira (Kitão); Marinaldo de Jesus; Paulo Rucas Achy; Rodrigo Araújo (Xirrit); e do presidente do Legislativo, Sivaldo de Abreu (Ceçula). Ainda fizeram parte da Mesa, a convite do presidente, o Pastor Josenei Macedo e o Padre Alessandro Mendonça.

O prefeito abriu a Sessão falando sobre os reflexos negativos da crise financeira que o país enfrenta. “Além de ser prejudicado com os recentes cortes do Governo Federal, o município já vinha passando por um período difícil desde o inicio de 2017”, lembrou Eduardo, afirmando que o município teve a sua situação econômica agravada nas últimas semanas devido à frustração da receita prevista.

O prefeito destacou entre as causas das dificuldades financeiras, a queda nas arrecadações municipais, a antecipada previsão dos valores de repatriação que não ocorreu até o momento, além do aumento considerável nas despesas dos últimos meses com a reintegração do Distrito de São José do Colônia.

“Diante do cenário desafiador, a gestão municipal não teve escolha, a não ser alterar o planejamento feito anteriormente”, afirmou o prefeito. Ele mencionou, entre as medidas adotadas, a redução das despesas com contratos de trabalho e com assessorias, e a suspenção da festa de Aniversário da Cidade, mantendo apenas a programação cívica, religiosa, esportiva e as inaugurações.

Seguindo seu discurso, o prefeito falou sobre os investimentos atuais, citando a retomada das obras do Centro Municipal de Educação Infantil, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), e as obras de pavimentação de seis ruas no bairro Felipe Achy, através de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Eduardo aproveitou para lembrar diversas outras ações realizadas pela Prefeitura no primeiro semestre e, na oportunidade, ressaltou duas grandes conquistas na atual gestão, uma delas, a reintegração do distrito de São José do Colônia. A outra conquista citada pelo prefeito foi a permanência da Comarca local, após acordo firmado com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/BA). “Então, mesmo diante dos desafios e dificuldades, essas são grandes vitórias que sem dúvida merecem ser comemoradas”, completou.

Continuando os pronunciamentos, os convidados da Mesa e os vereadores, de forma unânime, parabenizaram o gestor pelas medidas necessárias adotadas para contenção de gastos. “O município está de parabéns. As ações do prefeito são realmente corajosas”, afirmou o vereador Paulo Rucas.

Para o presidente da Casa, Sivaldo de Abreu (Ceçula), dentro de um cenário de dificuldades, a atual gestão vem buscando criar oportunidades. “A Administração Municipal está no caminho certo. Se nós analisarmos os oitos meses de gestão, vemos claramente que existem muito mais acertos e êxitos, do que falhas”, afirmou o presidente, concluindo: “Parabenizo o prefeito Eduardo Gama pela coragem de, num momento de dificuldades como esse, se dirigir até este plenário e apresentar pessoalmente a mensagem de abertura dos trabalhos legislativos”.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias