Eleições 2020: Pesquisa mostra Fábio Lago Sul na liderança da disputa pela Prefeitura de Seabra

Por Redação ([email protected])

Pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura Municipal de Seabra, realizada pela Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, mostra o prefeito e candidato à reeleição Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas) liderando em todos os cenários.

No cenário espontâneo, quando o eleitor responde livremente, sem olhar antes as listas de nomes dos possíveis candidatos, o prefeito e candidato à reeleição Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas), aparece em primeiro lugar, com a preferência de 48,17% dos eleitores entrevistados (oscila no limite da margem de erro entre 52,17% e 44,17%), seguido do ex-prefeito e empresário José Luiz – Rochinha – Maciel Rocha (PSB), com 22,26% das intenções de voto (oscila entre 26,26% e 18,26% no limite da margem de erro), e pela professora Adriana Oliveira de Souza (PT), com 0,52% das intenções de voto. Nesse cenário, os indecisos (que não souberam ou não quiseram responder) foram 27,31%; os que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, somaram 1,22%, e os que votariam branco ou anulariam o voto, 0,52%.

Levando em consideração somente as intenções de voto de quem já se decidiu (descontando-se, portanto, quem respondeu que “não sabe”, “os que não responderam e os que indicaram que votariam em branco ou anulariam o voto), considerando o critério adotado pela Justiça Eleitoral para contagem dos votos, o atual prefeito, Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas),  venceria a disputa com 67,89% dos votos válidos, seguido do candidato do PSB, José Luiz – Rochinha – Maciel Rocha, com 31,37%, e da candidata do Partido dos Trabalhadores, Adriana Oliveira de Souza, com 0,74%.

Na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos, o prefeito e candidato à reeleição Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas), amplia a vantagem e, se as eleições fossem hoje, venceria com 55,48% (oscilando, dentro do limite da margem de erro entre, entre 59,48% e 51,45%). O candidato do PSB, ex-prefeito e empresário José Luiz – Rochinha – Maciel Rocha, com 26,43% (oscila entre 30,43% e 22,43%, no limite da margem de erro), e da candidata do Partido dos Trabalhadores, Adriana Oliveira de Souza, com 1,22% (podendo chegar, no limite da margem de erro, a 5,22%). Os indecisos (que disseram não saber ou não responderam) são 10,44%. Outros 4,17% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 2,26% que vão votar em branco ou anular o voto.

Nesse cenário, considerando apenas os votos válidos, descartados os indecisos e os que disseram votariam em branco ou anulariam o voto, o prefeito e candidato à reeleição, Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas), teria 66,74% (oscilando entre 70,74% e 62,74% no limite da margem de erro). Em segundo lugar ficaria, se as eleições fossem hoje, José Luiz – Rochinha – Maciel Rocha, com 31,80% (oscilando no limite da margem de erro entre 35,80% e 27,80%), e da candidata do Partido dos Trabalhadores, Adriana Oliveira de Souza, com 1,46% (podendo chegar, no limite da margem de erro, a 5,46%).

Fidelidade do voto

Importante observar um dado do cenário estimulado, que chama a atenção. Os eleitores foram questionados se, até a data prevista para as eleições, admitiam a possibilidade de mudar o voto. A maioria (68,70%) disse que não pretende mudar o voto. Já 15,13% disseram que sim e outros 10,61% admitiram essa possibilidade. Os indecisos, que não souberam ou não responderam, foram 5,56%. Considerados os eleitores que disseram que poderiam mudar o voto (15,13%) ou admitiram essa possibilidade (10,61%), somados aos 5,56% que estão indecisos (disseram que não sabem ou preferiram não responder), reforçam que o cenário político de Seabra, se as eleições fossem hoje, já estaria praticamente definido em favor do prefeito e candidato à reeleição, mas é preciso reforçar que pesquisa reflete um retrato do momento, que pode ou não ser alterado até a data prevista para a realização do pleito.

Rejeição

E se está na frente nos dois cenários pesquisados (espontâneo e estimulado) que apontam a preferência do eleitor, o atual prefeito é, entre os candidatos, o que aparece com menor índice de rejeição. Quando os entrevistadores perguntaram: ‘Dos candidatos a seguir, existe um em que o (a) senhor (a) NÃO votaria de jeito nenhum?, o prefeito e candidato à reeleição Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas), foi citado por 11,83% dos entrevistados. O primeiro colocado, no índice de rejeição, foi a candidata do PT, Adriana Oliveira de Souza, citada por 20,35% dos entrevistados, seguida do ex-prefeito e José Luiz – Rochinha – Maciel Rocha (PSB), com 19,83%. Os que disseram não rejeitar nenhum dos candidatos foram 31,30%. Já os que rejeitam todos são 10,96% e os que não souberam ou não responderam foram 5,73%.

Avaliação da Administração do prefeito Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas)

A Pesquisa Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas questionou aos eleitores entrevistados qual a avaliação fazem da atual Administração Municipal, comandada pelo progressista Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira. Para 45,39%, a atual gestão é ótima (10,43%) ou boa (34,96%). Os que desaprovam a gestão somaram 18,79% (11,83% disseram que a atual Administração é ruim, e 6,96%, péssima). Outros 33,57% disseram que a atual gestão do prefeito Fábio – Lago Sul – Miranda de Oliveira (Progressistas) é regular. Outros 2,25% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A Pesquisa

A Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas ouviu 590 eleitores na sede (360) e zona rural (230) do município de Seabra, entre os dias 2 e 3 de outubro. O levantamento tem grau de confiança de 95% – o que significa que a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados se for aplicada com o mesmo perfil de amostra e com a mesma margem de erro é de 95%, ou seja, se ela for aplicada 100 vezes, ela dará o mesmo resultado dentro da margem de erro em 95 casos – e a margem de erro máxima estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BA-00258/2020.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.

Materias Recentes

Categorias ,