77 3441-7081 — [email protected]

Eleitor pode fazer denúncias online contra irregularidades de campanha

Brasileiros podem acessar orientações sobre o que é permitido ou não durante a movimentação dos candidatos

 

Por Giuliana Saringer, do R7

 

O eleitor brasileiro pode fiscalizar e denunciar as campanhas durante as Eleições 2018 por meio do site e aplicativo Pardal, disponível em todos os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

É possível fazer denúncias sobre irregularidades nas campanhas de qualquer estado do Brasil, como propagandas eleitorais, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos de campanha

Ao baixar o aplicativo, o eleitor precisa selecionar a cidade em que o crime aconteceu. Em seguida, preencher informações como informações sobre a denúncia, quais os denunciados e o bairro em que aconteceu a irregularidade.

O eleitor pode acompanhar o andamento da denúncia pelo aplicativo, disponível nos sistemas iOS e Android. Além disso, existe uma parte que informa sobre o que é permitido e o que é probido na campanha eleitoral. Veja um exemplo a seguir:

Aplicativo está disponível para sistema iOS e Android

Foto: Divulgação/ App Pardal

Aplicativo está disponível para sistema iOS e Android

As denúncias são encaminhadas para o MPE (Ministério Público Eleitoral). Desde que o aplicativo Pardal foi criado, em agosto deste ano, a Justiça Eleitoral recebeu 953 denúncias no Estado de São Paulo, sendo 69% delas referentes à propaganda eleitoral. O restante fala sobre crimes eleitorais, uso da máquina pública, compra de votos, entre outras.

Os eleitores também podem optar pelo sistema chamado Denúncia Online. Lá, podem fazer denúncias apenas sobre propagandas de rua fixas, veiculadas por outdoors, balões, bonecos, cavaletes, pichações e de inscrições a tinta em muros e fachadas.

A denúncia é encaminhada para o juiz eleitoral que notificará o responsável caso haja irregularidade. O sistema recebeu, desde a sua implementação em junho, 461 denúncias.

Foto: Marri Nogueira/Agência Senado

Jornal do Sudoeste

Categorias