POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
O empresário e ex-prefeito de Dom Basílio, José Maria Alves Caires – reconhecido pela atuação em defesa de pautas ligadas ao interesse público e ao desenvolvimento de Vitória da Conquista e região – voltou a criticar a situação do transporte aéreo no município. Em artigo publicado em blogs conquistenses nesta semana, ele classificou como “lamentável” e “inadmissível” o cenário enfrentado pela população local e regional, marcado pela redução de voos, aumento no preço das passagens e utilização de aeronaves menores. Para José Maria Caires, o quadro representa um descaso com o município e toda a região Sudoeste da Bahia.
O texto relembra a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em 2019, cercada de expectativas e disputas políticas. A nova estrutura, ressalta, foi projetada para superar limitações históricas do antigo Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, especialmente em relação a voos noturnos e capacidade operacional. No entanto, segundo o empresário, os problemas persistem e a população continua sendo penalizada.
José Maria Caires destaca que Vitória da Conquista é uma cidade de relevância nacional, capaz de atrair empresas, profissionais e investidores em setores como Saúde, Educação e construção civil. Para ele, a Infraestrutura Aeroportuária deveria acompanhar esse crescimento, mas a realidade mostra o contrário. “Os voos diminuem, as passagens ficam cada vez mais caras e a população segue sendo penalizada. Isso não é compatível com o tamanho e a importância da nossa cidade”, afirmou.
O empresário defende uma atuação mais firme da representação política local e regional. Ele cobra que deputados, senadores, Governo Estadual, Governo Federal, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores se unam em torno da pauta, de forma suprapartidária. “Essa não é uma pauta de um lado ou de outro. É uma pauta de todos nós. Quando há união, a força é muito maior”, escreveu.
Reconhecido por levantar há anos a bandeira da melhoria da aviação regional, José Maria Alves Caires reforça que não se pode aceitar que uma cidade como Vitória da Conquista continue convivendo com passagens caras, redução de voos e aeronaves menores. Para ele, é hora de reagir, cobrar e agir para que o município seja tratado com o respeito proporcional à sua importância.
Foto: Secom/CMVC




