Empresas com inovação, planejamento e gestão de pessoas conseguem ampliar as metas atingidas

Especialistas indicam importância de estratégias integradas para os negócios e também apontam tendências para 2023.

Por: Maria Fernando/PinePR.

A gestão e o planejamento são fundamentais para qualquer jornada de uma empresa. Com o final do ano, ainda, o alinhamento de estratégias que guiem o futuro do negócio é essencial para garantir o melhor desempenho e eficiência das decisões. Para ilustrar, uma pesquisa realizada pela RD Station em setembro de 2022 indica que 60% das empresas não cumprem as metas de vendas por falta de planejamento estratégico. Para além das vendas, a gestão de pessoas também é essencial. Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, realizada em abril de 2022, os colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 3 vezes mais criativos e vendem 37% mais.

Para Guilherme Wiering, sócio-fundador da Pratika, consultoria especializada em aumento da eficiência em vendas, “é importante que os negócios tenham em mente uma metodologia integrada para pensar no planejamento comercial. Selecionar indicadores e criar uma rotina de acompanhamento são parte do processo”, explica.

De acordo com Marcio Jappe, CEO da Semente, consultoria de educação empreendedora de inovação que valoriza a vida, grandes empresas estão focando os esforços de 2023 em assuntos relacionados ao meio ambiente, aspectos sociais e de governança. Isso nos acende um alerta sobre quais assuntos olhar, pois estar consciente da importância de promover a inovação que valoriza pessoas e processos é um passo fundamental para aquelas que querem manter o protagonismo dos negócios”, revela o especialista.

Já a gestão de pessoas, é fundamental para o desenvolvimento do capital humano do negócio, permitindo que os colaboradores se sintam mais motivados e estimulados a trabalhar para o crescimento próprio e da empresa. Para Mônica Hauck, CEO da Sólides, empresa de tecnologia líder na gestão de pessoas em pequenas e médias organizações, “ter um RH estratégico nas organizações é fundamental para a tomada de decisões assertivas. Mas além disso, há uma virada de chave nos negócios com a percepção que o investimento em gestão de pessoas é essencial para o crescimento do negócios. O RH é uma área decisiva para expansão ou para fechar as portas. Por isso, no planejamento é fundamental conter as ações para os colaboradores e, também, o processo de atração e retenção de talentos, que se for deixado de lado pode representar um grande gasto.”

Diante disso, a combinação entre o planejamento comercial, responsável pela análise de performance, resultado e oportunidades dentro do mercado, e a gestão de pessoas, relacionada com a criação de uma equipe engajada e voltada para a conquista dos resultados e metas estipuladas, são fatores primários para o bom resultado de um projeto. Ainda, com a chegada de um novo ano e, consequentemente, novos desafios e tendências é essencial compreender o momento do mercado – conforme indicam os especialistas, estratégias comerciais integradas, gestão de pessoas e práticas voltadas para a governança corporativa são mais do que uma tendência.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,