Enem 2021: você sabia que o inglês pode fazer a diferença nos pontos finais?!

Veja 5 dicas de como ir bem na prova de línguas e ganhe pontos finais na prova do ENEM

Por: Júlia Barbosa de Mattos Ferreira

Desde de 2020, o Enem passou a conter a opção digital. O maior vestibular do país é a porta de entrada para universidades públicas e privadas. Muitos estudantes optam pelo inglês como língua estrangeira nos exames devido a presença do idioma no dia a dia e entretenimento que esses jovens acessam normalmente. Entretanto, o conteúdo cobrado nos testes da prova de inglês vai bem além da cultura pop, filmes e games que a garotada tem o costume de ter contato.

Os responsáveis pela elaboração das questões têm incluído muitos textos jornalísticos, assuntos atuais que envolvem a política americana e mundial, debates sociais e ambientais, entre outros temas que estão sendo debatidos no mundo. Assim, uma das primeiras coisas que o estudante tem que desmistificar é que os textos e charges dos vestibulares terão vocabulários e interpretações simples.

“Claro que alguns enunciados terão palavras conhecidas pelos jovens, mas a maioria têm as famosas ‘pegadinhas’ e por isso esses adolescentes precisam se preparar bem para o teste.”, diz Leiza Oliveira, CEO da Minds English School . Por meio de um bom calendário de estudos e um norte do conteúdo, dá tempo de sobra para pontuar bem nos testes de inglês e garantir uma média boa final.

Para ajudar o estudante, Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas e especialista em educação há 20 anos, lista 5 dicas para praticar hoje na sua rotina de estudos e ir bem no inglês:

1) Assista noticiários em inglês

Caso você esteja no básico do idioma vale assistir os noticiários em português e procurar pela mesma notícia em inglês na internet. A maioria dos vestibulares exigem atualidades. Inclusive na redação que você escreverá em português. Na Minds Idiomas praticamos com os alunos, em sala de aula, a leitura e debates desses temas. Isso ajuda no momento de fazer a prova.

2) Altere o idioma dos seus aparelhos eletrônicos

Essa dica parece óbvia, mas poucas pessoas fazem. Isso porque o ser humano é adaptado ao conforto, ou seja, tende a permanecer na língua materna. No começo você pode estranhar e até demorar mais para mexer em algumas funcionalidades do seu celular, porém tendo este contato diário com o idioma aumenta a chance de aprender novos vocábulos.

3) Dedique pelo menos 40 minutos de estudo para a disciplina inglesa

Sabemos que os principais vestibulares exigem todas as matérias lecionadas na escola, porém seguir um calendário de horas e assuntos a serem estudados darão um norte melhor para você, estudante. Veja a grade com alguns assuntos que serão exigidos no teste: Interpretação de textos, Graus de Adjetivo, Verbos Frasais, Ordem regular das frases, entre outros. Procure a grade completa (Depende de cada universidade) e distribua os temas para se preparar antes da prova.

4) Leia a pergunta primeiro (enunciado) antes do texto

Todos os vestibulares têm um tempo limitado para conclusão das provas, logo otimizar o seu tempo pode garantir uma pontuação maior. Assim, como as questões costumam ser longas, leia primeiro a pergunta e depois o texto. Muitas vezes, você perceberá que não precisará ler o texto inteiro. Fazemos esse tipo de testes com os nossos alunos na Minds Idiomas.

5) Tenha um glossário pessoal

Isso mesmo! Como se fosse um mini- dicionário com palavras em inglês. Não traduza as palavras, mas vá adicionando todos os dias os vocábulos e\ou expressões novas que aprender no idioma. Recorra a ele sempre que necessário durante a rotina de estudos.

Aproveite o mês de Agosto e ganhe a sua matrícula. Para saber mais sobre os cursos da Minds Idiomas acesse aqui!

Sobre a Minds Idiomas

Com 13 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia alinhada ao olho no olho. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com professores especialistas na captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Por isso, utiliza de psicologia no ensino com técnicas como Meditação e Mindfulness, além de Gamificação, Quadrinhos, Board Games e muito mais. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses.
Foto de capa: Unsplash

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,