Entenda o que é e para que serve a metionina

Por: Bruno Costa

Você sabe o que é metionina e para que serve?

De forma bem simples, a metionina é um dos componentes das proteínas dos organismos vivos, um aminoácido essencial codificado pelo código genético. Este aminoácido, por conter enxofre, é facilmente oxidado por alguns outros elementos.

Outros aminoácidos contendo enxofre estão disponíveis através da metionina, como a cisteína e a taurina, que ajudam o corpo a eliminar toxinas e construir tecidos saudáveis ​​e saúde cardiovascular.

O fato é que, a metionina possui diversos benefícios para a saúde. Logo, além de fazer uma  análise da qualidade da água para consumo humano, é muito importante averiguar se taxas como a da metionina estão adequadas. 

Além disso, a metionina é usada para tratar a depressão, inflamação do fígado e dores musculares. 

Também combate a hepatite e a cirrose, que por sua vez está associada ao fígado devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Se usado em terapia, também pode tratar a osteoartrite.

Ou seja, são vários benefícios para a saúde do corpo que a metionina proporciona. Preparamos este artigo para você conhecer de pertinho esse aminoácido, entender os benefícios, e algumas questões como dosagem, suplementos, e benéficos para a estética. 

O que é metionina?

Dos oito aminoácidos essenciais, a metionina é um dos mais importantes, principalmente em termos estéticos. Possui diversos componentes que auxiliam o metabolismo e as células do corpo.

Mesmo durante a digestão, esse aminoácido é convertido em cistina, outro aminoácido importante na glutationa sintética, um antioxidante natural.

Ao mesmo tempo, a glutationa é um dos antioxidantes mais abundantes em humanos, ajudando a eliminar toxinas, construir tecidos saudáveis ​​e melhorar a saúde cardiovascular.

Além disso, os antioxidantes em geral são essenciais para manter a saúde das células e protegê-las do ataque dos radicais livres, que podem causar diversos malefícios ao organismo, inclusive certos tipos de câncer.

Quais são seus benefícios?

Os benefícios da metionina para o nosso corpo são variados, podendo ser benéfico até mesmo para quem trabalha em uma empresa fabricante de maquinas para industria alimentícia que demanda muito esforço.

Pois ela fortalece o sistema imunológico e ajuda a gerar energia para o nosso corpo funcionar corretamente.

Além disso, tem funções como prevenir infecções do trato urinário (principalmente em mulheres com infecções recorrentes), pois previne a proliferação de bactérias na bexiga e alivia sintomas de artrite e reumatismo.

Outro grande benefício para a saúde que pode ser percebido pela ingestão de metionina é seu efeito desintoxicante, fator essencial para todas as pessoas, principalmente quem trabalha sob muita pressão que gera estresse oxidativo.

Podendo ser uma boa saída para quem trabalha em empresa especializada em licenciamento ambiental.

Também é comum em diversos tratamentos médicos prescritos, principalmente no tratamento da esteatose hepática (a famosa e prevalente gordura no fígado). Além desses benefícios, podemo citar vários, como:

  • Ajuda a eliminar metais pesados do corpo sem danos;
  • Ajuda a prevenir a ejaculação precoce;
  • Ajuda a prevenir a depressão crônica;
  • Reduz o nível de histamina inflamatória no corpo;
  • Ajuda a tratar infecções do trato urinário;
  • Ajuda a manter a função hepática normal;
  • Ajuda a parar de beber;
  • Ajuda a tratar alergias;
  • Ajuda a prevenir os efeitos colaterais da radiação;
  • Ajuda a tratar a asma.

Além disso, a metionina tem benefícios positivos no tratamento da esquizofrenia e da doença de Parkinson, que podem ocorrer com pessoas que trabalham em setores industriais, como distribuidora de carnes nobres, devido aos curtos períodos de entrega.

E ainda, pode  reduzir a demência e a perda de memória em pessoas com AIDS, prevenindo a deterioração neurológica.

Como a metionina age no corpo?

A metionina age de diversas formas no corpo, promovendo uma saúde estável e forte!

Com isso em mente,  é importante destacar uma das principais ações da metionina no corpo, que é na formação de proteínas e tem sido utilizada em atletas, assim como massa talharim caseiro, para um desempenho muscular adequado. 

É fácil de consumir e evita fraqueza muscular, distensões e dores nas articulações.O consumo de metionina afeta a digestão e o metabolismo da gordura, intervindo na síntese de carnitina e taurina. Também é usado para prevenir o acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose).

Também é recomendado para distúrbios neurológicos como: ansiedade, estresse, dores e alguns distúrbios hepáticos (sempre sob supervisão médica).

A aplicação de metionina ajuda a manter a condição ideal da pele, cabelos e unhas. Também é usado para promover a cicatrização de feridas e como auxiliar no tratamento de alergias.

Logo, pessoas alérgicas e que trabalham em uma distribuidora de biscoito de polvilho e querem evitar que os sintomas se agravem, podem consultar um nutricionista ou médico para que eles indiquem as quantidades adequadas. 

Dosagem recomendada

A recomendação mínima para metionina como aminoácido essencial é de 13 mg/kg por dia para adultos para atender às suas necessidades. No entanto, quem pratica esportes tem uma necessidade maior.

Mas, o ideal é ser acompanhado pelo nutricionista, e evitar ficar pesquisando na internet a quantidade ideal, afinal, pesquisar sobre pão de forma integral preço é uma coisa, pesquisar sofre uma questão de saúde é totalmente diferente. 

Portanto, nunca tome uma dosagem de nenhuma substância, inclusive de  metionina.

Advertências e precauções com metionina

A metionina é considerada segura para consumir em proporções naturais, como as encontradas nas proteínas. 

A metionina tem sido consumida em grandes quantidades para aumentar os níveis de homocisteína no sangue, além de garantir a ingestão adequada de vitaminas B12, B9 e B6, as doses recomendadas não devem ser excedidas para evitar que isso aconteça.

Não há pesquisas suficientes para consumi-lo durante a gravidez e a amamentação, por isso não é recomendado.

Pessoas com problemas de acidemia devem limitar a ingestão de metionina porque aumenta a acidez no sangue.

Quais alimentos contêm metionina?

Este aminoácido, apesar de não ser produzido pelo organismo, é muito importante e precisa ser consumido, por isso pode-se encontrar uma lista de alimentos para metionina:

  • Ovos (especialmente brancos)
  • Peixes como atum, bacalhau, dourado, salmão, tilápia e linguado.
  • Carnes como alce, frango, peru, búfalo, veado, crustáceos, porco, vaca, coelho,
  • Queijo,
  • Leite.

Além das fontes animais, existem outros alimentos que contêm essa substância:

  • Castanha-do-pará,
  • Sementes de Sésamo,
  • Sementes de girassol,
  • Aveia.

Ainda sobre a alimentação, uma dica é ter cuidado ao cozinhar, pois o cozimento prolongado ou de molho pode perder muita metionina, pois as metioninas são muito solúveis e o calor prolongado pode fazer com que se percam.

Suplementos de metionina

A maioria das pessoas não precisa de suplementos de metionina porque o corpo não precisa de muito desse aminoácido a ponto de precisar repor com a suplementação.

No entanto, vegetarianos e vegetarianos em dietas de baixa proteína podem precisar de suplementação de metionina, devido ao não consumo de proteína da carne. 

Nesse caso, o suplemento deve incluir outros aminoácidos, como taurina e cisteína, além de vitamina B6 e ácido fólico para uma melhor aderência.

Mas vale ressaltar que a metionina só deve ser usada como suplemento ou tratamento sob orientação médica e nutricional. Afinal, como vimos, a metionina em excesso também pode ser prejudicial, assim como aditivo para pao frances.

Ou seja, demasiada quantidade de metionina  no corpo também aumenta os níveis de homocisteína, o que pode levar a doenças cardíacas e promover o crescimento de certos tipos de tumores.

A metionina ajuda na perda de peso?

Há uma alegação de que a metionina ajuda na perda de peso, mas ainda não há pesquisas para provar que ela realmente ajuda na perda de peso. 

Acredita-se que ajude a aumentar a massa muscular, auxiliar na perda de gordura e no emagrecimento, além de ajudar o fígado a “quebrar” a gordura e remover toxinas do corpo, tornando-o mais saudável e fortalecendo as unhas. folículo capilar

Como a metionina ajuda nos cuidados de beleza?

Outro valor cosmético da metionina é auxiliar no crescimento saudável do cabelo, pois é um aminoácido necessário para a formação de cadeias moleculares no cabelo e na pele. 

Dessa forma, quanto mais metionina, mais forte o crescimento do cabelo, então realmente ajuda a ter uma pele, unhas e cabelos mais bonitos e saudáveis, juntamente com zinco e vitaminas do complexo B.

Quantidade ingerida

É importante consumir pequenas quantidades de metionina, de preferência com as refeições. Mas a melhor maneira de determinar a dosagem correta deste suplemento é procurar especialistas na área.

Somente este profissional pode realizar uma avaliação geral de sua saúde e determinar a quantidade ideal de metionina que você pode consumir no seu dia a dia com base no que deseja alcançar.

Como consumir metionina

Além dos alimentos já citados onde você encontra e consome metionina, existe outra forma de obter sua quantidade diária do aminoácido: você pode comprá-lo em cápsulas feitas em farmácias de manipulação.

Este medicamento pode ser manipulado e administrado de acordo com a quantidade passada pelo especialista após consulta com um médico para entender as verdadeiras necessidades de cada indivíduo para cada organismo.

Ao consumir metionina, você pode ter cabelos, unhas e pele mais saudáveis ​​e bonitos e, claro, uma melhor qualidade de vida graças aos muitos benefícios que essa substância traz ao organismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Foto de Capa: Reprodução Freepik

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,