Escolas devem retomar aulas presenciais neste semestre

A maior parte dos estados brasileiros já está com definições sobre a retomada do ensino presencial junto ao remoto

 

Por Janary Bastos Damacena/ Agência Brasil 61

 

Após quase dois anos sem aulas presenciais, por conta da pandemia da Covid-19, a maior parte do Brasil vai reabrir as escolas para que os alunos possam ter aulas dentro das salas a partir deste segundo semestre. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pelo menos nove estados e o Distrito Federal reorganizaram os calendários ou estão elaborando uma proposta de retorno ao ensino presencial. Os estados são Acre, Alagoas, Ceará, Sergipe, Goiás, Piauí, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Antes deles, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já haviam retomado alguma atividade presencial. Os demais estados ainda estão sem definição. As redes públicas estaduais estão focando nas matrículas do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, do sexto ao nono ano.

E para colaborar com as escolas e redes de ensino no retorno às atividades presenciais, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em julho deste ano, um parecer com esclarecimentos sobre a carga horária, formação de professores, entre outros assuntos relevantes ao ensino e à segurança de alunos e profissionais. O documento aguarda a homologação do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Brasil 61

 

Foto de Capa: Katerina Holmes (Pexels).

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,