Estado mantém serviços de infraestrutura e ações emergenciais às vítimas das enchentes

Por: Comunicacao Governo da Bahia

O Governo do Estado segue levando obras de infraestrutura e ações emergenciais de socorro às vítimas das enchentes na Bahia. Nesta terça-feira (14), os serviços de manutenção emergenciais na BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Pau D’Alho, foram finalizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações no KM 30 terminaram na segunda-feira (13), enquanto os serviços no KM 10 e 17 já haviam sido concluídos no fim de semana. A movimentação de veículos nesses pontos é feita por meio de desvios provisórios construídos junto da pista.
Na BR-489, os trabalhos no KM 15 da BR-489, entre Prado e Itamaraju, serão iniciados na quarta-feira (15). Por enquanto, o fluxo de automóveis no local permanece interrompido e deve ser retomado após a conclusão da obra. O trânsito para veículos de pequeno e médio portes em outros dois trechos da BR-489, que também foram afetados devido ao período chuvoso da região, já foi liberado. Na manhã desta terça-feira (14), a Seinfra autorizou o tráfego no KM 13. A passagem de veículos sobre a ponte de acesso à Prado, na BA-001, está liberada desde segunda (13).
Embasa
Para regularizar o abastecimento de água em Eunápolis, a Embasa colocou em operação, na noite de segunda-feira (13), uma captação secundária de água, que permitiu iniciar a retomada do fornecimento para alguns bairros. Nesta terça-feira (14), as equipes continuaram trabalhando para reparar a captação principal. A previsão é de que o serviço seja concluído até as 18h de quinta-feira (16). Com isso, todos os bairros devem começar a retomada gradativa do abastecimento até o dia 17, com plena normalização até o dia 20.
Já no distrito de Coqueiro, em Jucuruçu, o abastecimento está interrompido porque a adutora de água bruta foi danificada pela enchente. A previsão é de que o reparo seja concluído até as 21h desta terça (14), e o abastecimento será retomado de forma gradativa.
O abastecimento já está regularizado na sede do município de Teixeira de Freitas, porém ainda há pontos isolados com baixa pressão que estão sendo monitorados pela equipe da Embasa para correções localizadas. No distrito de Guarani, em Prado, o sistema foi colocado em operação na segunda (13) e está em processo de regularização gradativa, com plena normalização em até 24 horas.
Graer
Em mais um dia de ações voltadas para as comunidades isoladas pela água, nesta terça-feira (14), o helicóptero do Grupamento Aéreo da polícia Militar (Graer) socorreu um idoso de 78 anos que vive no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, um dos mais atingidos pelas chuvas no Extremo Sul. Ormindo dos Anjos Oliveira sofre de problemas respiratórios e precisou ser carregado e colocado na aeronave para ser levado para a área urbana do município, onde foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também tem participado das operações, auxiliando no recolhimento de donativos, na distribuição de alimentos e prestando assistência às famílias atingidas pelas chuvas.
Defesa Civil
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) confirmou, na tarde desta terça-feira (14), mais um óbito decorrente das fortes chuvas que atingem grande parte do estado. Os registros são feitos com base nas informações passadas pelas defesas civis municipais. Trata-se de uma menina de nove anos, vítima do desabamento de um muro na cidade de Itapetinga, ocorrido em 1º de dezembro, após chuva intensa. Com mais esse registro, sobe para 12 o número de pessoas mortas na Bahia devido às chuvas, desde o início de novembro.

Todas as ações emergenciais passaram, a partir desta terça-feira (14), a ser comandadas pelo gabinete avançado do Governo do Estado, montado em Itamaraju, para coordenar os trabalhos das diversas secretarias que articulam um planejamento de recuperação das cidades degradadas pelos temporais nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.

Foto de Capa: GOVBA

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,