Evento celebra certificação de diversas empresas baianas na 2ª edição do Programa de Transformação Digital do Hub Conquista

Por: VOCEVE Comunicação

Após seis meses de uma jornada desafiadora de imersão pela transformação digital, cerca de 300 empresas de oito cidades baianas receberam a certificação do segundo ciclo do Programa de Transformação Digital desenvolvido pelo Hub Conquista, em evento realizado na última terça-feira (23), em Vitória da Conquista presencialmente e em mais 7 cidades baianas de forma on-line. A celebração contou com a presença de representantes das empresas participantes e seus familiares, da equipe do Hub Conquista e de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), Governo da Bahia e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento contou ainda com a palestra sobre inovação de Luiz Candreva, um dos principais futuristas brasileiros, head de Inovação da Ayoo e colunista da CBN.

Por meio de lives, webinars, workshops, consultorias especializadas, entre outras ações proporcionadas pelo Hub Conquista e parceiros, as empresas deram passos importantes  rumo à tecnologia e inovação, abraçando novas possibilidades de desenvolvimento dos negócios. Com muita satisfação, a equipe do Hub apresentou os resultados gerais do Programa, confirmando o que já era esperado: o sucesso deste segundo ciclo, superando os resultados do primeiro ano do projeto, já bastante expressivos.  Ao todo, as empresas participantes do Programa tiveram um aumento de 22% em maturidade digital (seis pontos a mais que em 2021)  e um aumento de 15,4% em produtividade. Além disso,  mais de 210 empresas aderiram a novas ferramentas digitais.

A gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Fontes, relembrou a trajetória bem sucedida do Hub Conquista, desde a sua participação no edital em 2020, sendo selecionado em nível de piloto do Programa de Transformação Digital, que aconteceu em 2021 com 100 empresas, até a ampliação do projeto em 2022. “O que vemos hoje é que o Hub conseguiu consolidar a metodologia aplicada no ciclo piloto e conseguiu atingir, mais uma vez, aumento de produtividade, vendas, lucratividade e maturidade digital das empresas que estão sendo atendidas. Este é um caso de sucesso, em que várias instituições estão colaborando para a construção deste ecossistema de inovação”, avalia Adryelle.

Ecossistema de inovação

A consolidação do ecossistema de inovação (rede de parceiros), apontado por Adryelle, é fundamental para que o Hub seja um projeto contínuo e o sucesso do segundo ciclo do Programa de Transformação Digital foi essencial para isso, como enfatiza o coordenador executivo do Hub Conquista, Vitor Teles: “Este ano foi desafiador e de muito aprendizado pra nós e a expectativa para o futuro é de que a gente continue o projeto e que ele não dependa de editais ano a ano, mas que possa ter uma receita contínua e seja perene, porque ele tem feito a diferença para as empresas e para os municípios onde está presente”.

Uma das empresas que têm vivenciado essa diferença é a empresa da arquiteta Mariana Braga, que participou deste segundo ciclo do Programa de Transformação Digital. Segundo Mariana, o projeto transformou a mentalidade e o posicionamento da empresa. “Uma das coisas que mais nos marcou foi  ter feito o rebranding da nossa marca, refizemos toda a nossa identidade visual e o nosso posicionamento nas redes sociais para que a gente tenha mais autoridade no nosso nicho profissional”, destacou, relembrando também o apoio fundamental da agente de inovação do Programa, que acompanhou a empresa durante seis meses.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, André Joazeiro, que também esteve presente no evento, celebrou os avanços do Hub Conquista na região e reforçou o seu  potencial de crescimento, fazendo um paralelo com o parque tecnológico que já existe em Salvador: “precisamos que esse centro de desenvolvimento tecnológico se multiplique nas outras regiões baianas. E o Hub Conquista cumpre o papel do parque tecnológico que pode crescer ainda mais”. O secretário reafirmou ainda o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) aos próximos passos do Hub.

As empresas que não puderam estar presentes no evento assistiram a celebração por meio de transmissão ao vivo que pode ser conferida no canal do YouTube do Hub Conquista neste link.

O Hub Conquista tem como mantenedores a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do edital Digital.BR, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Educacional de Ciência e Inovação (Fundec), entre outros parceiros das cidades atendidas.

 

 

 

Foto de Capa: Assessoria de Imprensa – Hub Conquista

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,