Fabíola quer prioridade de atendimento no SAC para doadores regulares de sangue

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) apresentou Projeto de Lei Nº 21.755/2016 que institui o atendimento preferencial nos postos de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Bahia a todos que doem sangue regularmente.

De acordo com o projeto, será considerado doador regular a pessoa cadastrada nos Hemocentros baianos ou Bancos de Sangue dos Hospitais do Estado. A proposta estabelece ainda que a prioridade no atendimento se dará nos três meses subsequentes à doação. “Como médica, sei das dificuldades enfrentadas na saúde pública, tenho noção da importância de fomentar políticas públicas de incentivo à defesa e a proteção da saúde. Precisamos, cada vez mais, dar maior publicidade e incentivarmos a doação regular de sangue, precisamos de um número maior de voluntários para assim conseguir salvar mais vidas”, defendeu a parlamentar. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os números ideais de bolsas de sangue recomendados para o Brasil seriam de 5,7 milhões por ano, quando o número coletado não passa de 3,5 milhões de bolsas.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias