77 3441-7081 — [email protected]

Faesbah formaliza apoio a pré-candidaturas dos ex-prefeitos de Caetité e Guanambi

Entidade que representa 41 Associações de Pequenos Produtores de Igaporã, Matina, Riacho de Santana e Palmas de Monte Alto define apoio aos pré-candidatos à Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal, respectivamente Zé Barreira (PCdoB) e Charles Fernandes (PSD)

Por Natália Silva

A agricultura familiar tem um papel relevante na economia do País. Dados da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, mostram que cerca de 70% dos alimentos consumidos no País – 30% do PIB agropecuário brasileiro – são produzidos pela agricultura familiar, que estima-se, emprega 12 milhões de pessoas. Ainda segundo a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, a atividade representa, hoje, a base econômica de grande parte dos municípios brasileiros, principalmente dos pequenos municípios do interior dos Estados do Nordeste.

Com objetivo de discutir questões relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e das famílias envolvidas na atividade, a Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah), entidade sediada em Riacho de Santana que reúne 41 Associações de Pequenos Produtores Rurais de Igaporã, Matina, Riacho de Santana e Palmas de Monte Alto, vem, desde o início do ano, dialogando com diferentes atores da política regional visando construir um entendimento para definir os nomes que deverão ser apoiados pela Entidade e seus associados nas eleições gerais de outubro próximo.

Na manhã da sexta-feira (15), a Diretoria da Entidade realizou uma reunião em sua sede, em Riacho de Santana, com a participação dos ex-prefeitos de Caetité e Guanambi, pré-candidatos a Assembleia Legislativa do Estado e à Câmara Federal, respectivamente José Barreira de Alencar Filho (PCdoB) e Charles Fernandes Silveira Santana (PSD) para discutir demandas dos associados e celebrar compromissos políticos visando os interesses do homem do campo da região. Também presente à reunião o prefeito de Riacho de Santana, Alan Antônio Vieira (PSD), e o ex-deputado estadual Walguimar (Guima) Cotrim.

O prefeito de Riacho de Santana, Alan Antônio Vieira (PSD) recebeu um diagnóstico das demandas de pequenos produtores rurais do município – Foto: Mateus Almeida

No encontro, que debateu o cenário político, econômico e social atual e as demandas dos pequenos agricultores associados à Faesbah, foi formalizado o apoio da Entidade e seus associados aos dois pré-candidatos e feita a entrega, ao prefeito de Riacho de Santana do relatório elaborado pela Faesbah – ‘Diagnóstico Conhecer para Avançar na Luta’ – que reúne as demandas prioritárias das comunidades rurais do município vinculadas à Instituição.

José Barreira de Alencar Filho (PCdoB) – Foto: Mateus Almeida

Em seu pronunciamento, durante o encontro, o ex-prefeito de Caetité e pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, José Barreira de Alencar Filho (PCdoB) resumiu os objetivos que pretende defender, se eleito, destacando a importância do apoio oficializado pela Faesbah e seus associados. Segundo o comunista, a experiência que acumulou e os bons resultados de suas duas gestões à frente da Prefeitura de Caetité, assim como a do ex-prefeito de Guanambi, aliados aos anseios da população por mudanças estruturais na política, impulsiona e credencia suas postulações e, se esse for o entendimento do eleitorado, vai nortear suas atuações na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal na defesa dos anseios e interesses da região. “A parceria que celebramos hoje com a Faesbah e seus associados fortalecem nossa caminhada e quero reafirmar, em meu nome e em nome de Charles Fernandes, o compromisso de trabalhar para que as demandas dos pequenos agricultores da região possam ser atendidas”, afirmou Zé Barreira.

Na mesma linha de pensamento, o ex-prefeito de Guanambi e pré-candidato a Câmara Federal, Charles Fernandes

Charles Fernandes Silveira Santana (PSD) – Foto: Mateus Almeida

Silveira Santana (PSD), disse que o conhecimento da realidade e dos anseios da população regional os credenciam mesmo agora e principalmente se eleitos, a defender os interesses e contribuir para que políticas públicas, investimentos e ações possam ser desenvolvidas e direcionadas para os pequenos agricultores da região. “Nós, como sertanejos como vocês, nos sentimos à vontade para assumir compromissos de trabalhar para que suas demandas sejam atendidas. Temos, eu e Zé Barreira, na experiência na Administração de Guanambi e Caetité, serviços prestados ao homem e à mulher do campo, que com sua fé e seus esforços desenvolvem suas atividades, produzindo alimentos e matéria prima para muitos produtos de consumo das cidades. Quero deixar aqui registrado que o compromisso que estamos celebrando hoje será honrado com trabalho, dedicação e respeito”, ressaltou Charles Fernandes.

O prefeito de Riacho de Santana também se pronunciou destacando a experiência política e o trabalho desenvolvido pelos dois pré-candidatos, acrescentando que aliado às atividades empreendidas pela Faesbah na defesa dos pequenos agricultores da região, vão ser importantes ferramentas para que investimentos e ações da União e do Estado possam ser direcionadas para região. Alan Vieira disse que vai se debruçar, juntamente com sua equipe, na análise do documento que lhe foi entregue para avaliar e buscar viabilizar as ações e investimentos reclamados pelos pequenos agricultores do município. “Vamos conhecer o relatório e avaliar com muita atenção para que possamos efetivar a parceria e buscar viabilizar os investimentos necessários para atendimento das demandas”, apontou.

Ao final da reunião, o colegiado da Faesbah – Diretoria e associados –  decidiu manter a solicitação e aguardar o agendamento de audiência com o governador Rui Costa (PT), embora já tenha sido sinalizado não haver disposição para sua realização, quando pretendem apresentar as demandas dos associados e da região para definição do apoio a ser sugerido em relação à sucessão estadual.

 

Antônio Luiz da Silva

Categorias ,