Feira demonstra força do empreendedorismo em Brumado

Foto: Fillipe Lima.

No último fim de semana, durante a noite de sexta-feira, dia 25, e durante todo o sábado, dia 26, o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro foi palco da segunda edição da Feira do Empreendedor de Brumado. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado e organizado pela Sala do Empreendedor Brumado, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) e pelo Crediamigo [Programa de Microcrédito Produtivo Orientado], do Banco do Nordeste.

Na sexta-feira, 25, à noite, foi realizada a abertura oficial do evento, que contou com a presença de autoridades e representantes dos órgãos realizadores e organizadores da Feira, entre os quais o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB); o vice-prefeito e secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município, Édio da Silva Pereira (PCdoB); o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Castilho Santos Silva; o presidente da CDL Brumado, Manoel Messias Pereira da Silva; a gerente da agência do Banco do Nordeste de Brumado, Denise Carolline Bezerra de Oliveira Sá; o gerente regional do Crediamigo de Vitória da Conquista, Edson Martins Júnior; o gerente regional do Agroamigo [Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste], Mateus Peixoto Amaral; o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Lívio Santos Muniz; e o comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Mário Augusto dos Santos Cabral. Uma apresentação do Grupo Topázio, com roda de capoeira e danças afro, abrilhantou a cerimônia.

 

O Grupo Topázio se apresentou na abertura oficial do evento. Foto: Fillipe Lima.

 

Gerente da agência do Banco do Nordeste de Brumado, Denise Carolline Bezerra de Oliveira Sá. Foto: Fillipe Lima.

A gerente da agência do Banco do Nordeste de Brumado, Denise Carolline Bezerra de Oliveira Sá, aproveitou o momento para agradecer a todos os parceiros que tornaram a realização da Feira do Empreendedor possível e reforçou a importância do trabalho do Banco do Nordeste para os pequenos e mini produtores rurais e microempreendedores de Brumado e de outros quinze municípios da microrregião. Segundo Denise Bezerra, por meio do Crediamigo e Agroamigo, o Banco do Nordeste já somou mais de R$ 200 milhões em investimentos na microrregião de Brumado, que resultaram em geração de emprego, renda e desenvolvimento.

Presidente da CDL Brumado, Manoel Messias Pereira da Silva. Foto: Fillipe Lima.

Já o presidente da CDL Brumado, Manoel Messias Pereira da Silva, fez questão de externar sua satisfação em ver a Feira do Empreendedor acontecendo, segundo ele, como resultado do trabalho incessante de todos os parceiros envolvidos. “Eu espero que todos aqui que estão visitando e que estão mostrando seus produtos e serviços, os seus empreendimentos, que se sintam bastante lisonjeados em termos da diversificação que hoje Brumado tem em produtos e serviços. Espero que todos que estão visitando sintam o potencial que essa cidade tem”, disse Manoel Messias Pereira.

Gerente adjunto da unidade regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Lívio Santos Muniz. Foto: Fillipe Lima.

Em seu pronunciamento, o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Lívio Santos Muniz, agradeceu pelo Sebrae poder fazer parte desse processo e aos parceiros que contribuem para a concretização de ações dessa natureza, já que, de acordo com ele, é somente por meio da união, do envolvimento e do comprometimento de diferentes entidades e poderes que se é possível viabilizar o desenvolvimento econômico do município. “O Sebrae é apenas uma engrenagem desse processo. E nós atuamos quando sentimos que existe um espaço propício pra isso, quando percebemos que existe um envolvimento da Prefeitura, da CDL, do Banco do Nordeste e de todas as entidades aqui presentes, que tenham o mesmo objetivo: fazer o desenvolvimento do micro e pequeno negócio do município de Brumado”, declarou Lívio Muniz.

Prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Foto: Fillipe Lima.

Por fim, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, cumprimentou e parabenizou as autoridades e representantes das entidades organizadoras do evento presentes e chamou a atenção para a importância do trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor de Brumado, que foi inaugurada em maio de 2018 e em novembro do mesmo ano já levou Brumado ao primeiro lugar no Estado da Bahia na premiação Cidade Destaque Empreendedora, promovida pelo Sebrae.

Após a cerimônia de abertura, o Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor Brumado, promoveu uma palestra sobre crédito para abrir um negócio. Mais tarde, Rafa Dias subiu ao palco que foi montado logo na entrada do evento para fazer seu show, animando o público presente.

Com sucesso de público, a Feira do Empreendedor de Brumado reuniu cerca de 80 empreendimentos, que aproveitaram a oportunidade para expor seus produtos e novidades ao expressivo número de pessoas que passou pelos dois dias de evento. Além dos estandes com representantes do comércio local de produtos e serviços diversos e com exposição de produtos da agricultura familiar, foi montada uma Praça de Alimentação com diferentes opções gastronômicas e uma área de lazer para as crianças. Os artesãos e artesãs também tiveram um espaço especial reservado para apresentarem suas novidades, reunindo-se na parte interna do Ginásio.

Uma das iniciativas que chamou a atenção de quem passou pelos dois dias de evento foi a ação social promovida pela concessionária A4 Veículos, um dos patrocinadores oficiais da Feira. No estande do empreendimento, foram montados pontos de coleta e arrecadados alimentos e produtos de higiene e limpeza para a Associação Luiza de Marillac (Lar do Ancião); de alimentos para o Centro Terapeutico Metanoia, que presta assistência gratuita a dependentes químicos; e de ração para a Organização Não Governamental (ONG) Auau.

 

Ação social em prol da Associação Luiza de Marillac (Lar do Ancião); do Centro Terapeutico Metanoia e da Organização Não Governamental (ONG) Auau, promovida pela A4 Veículos. Foto: Fillipe Lima.

 

Dentre os serviços oferecidos à população no evento, o Colégio Objetivo de Brumado levou alguns profissionais de Saúde que realizaram aferição de pressão e testes de glicemia e tipagem sanguínea para o público interessado; e a CDL Brumado disponibilizou consultas gratuitas.

O Colégio Objetivo de Brumado disponibilizou um espaço para realização de aferição de pressão e testes de glicemia e tipagem sanguínea. Foto: Fillipe Lima.

 

Na manhã de sábado, 26, o Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor, promoveu mais uma palestra. Dessa vez, com orientações voltadas aos produtores rurais. O evento seguiu durante todo o dia com visitações aos estandes e, à noite, Bruno Caires e a Banda Censura Livre subiram ao palco e encerraram com chave de ouro a segunda edição da Feira do Empreendedor de Brumado.

 

Durante o evento, o Sebrae promoveu palestras sobre crédito e ofereceu orientações para os produtores rurais. Foto: Fillipe Lima.

 

Além da A4 Veículos, a M&M Motos, RHI Magnesita e UniFG patrocinaram oficialmente o evento.

 

Confira mais fotos da Feira em nossa galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Foto de Capa: Fillipe Lima.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,