Gestores municipais conhecem experiência de Vitória da Conquista na área ambiental

Por: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Vitória da Conquista

 

Representantes de secretarias do Meio Ambiente de cinco municípios da região Sudoeste da Bahia vieram conhecer a experiência da gestão de Vitória da Conquista na área. Nesta segunda-feira (9), eles foram recebidos pela titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Ana Cláudia Passos, para uma apresentação sobre as ações e projetos desenvolvidos e puderam conhecer as áreas e equipamentos geridos pela Semma.

Dentre as ações em andamento apresentadas como referência, estão a construção do Parque Ambiental do Rio Verruga, iniciada pelo Orquidário e pela Catedral de Flores;  a recuperação das nascentes do Rio Verruga, em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e a recuperação de afluentes do Rio Galvão, juntamente com a Agência Nacional das Águas (ANA), que inclui reflorestamento, cercas e construção de barraginhas.

“Mostramos todos os projetos que vimos executando ao longo dos últimos anos, os setores que a gente tem na secretaria, como é feito o trabalho de licenciamento ambiental, de fiscalização, de arborização urbana, etc.”, explicou Ana Cláudia.

O secretário de Meio Ambiente de Macarani, Diego Rocha Almeida, comentou sobre a importância de conhecer a atuação de uma secretaria ambiental de maior porte. “As secretarias precisam se fortalecer, para buscar recursos perante o governo do estado ou federal. A secretaria de vocês é bem mais ampla, bem mais completa que as nossas, menores. A gente vem buscar esse conhecimento para tentar implantar na cidade da gente”, avaliou .

Para o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Itambé, Bruno Lopes, o encontro facilita a abordagem de questões comuns, como o Rio Verruga. “São cidades vizinhas e temos uma preocupação enorme em relação ao meio ambiente, principalmente em relação ao Rio Verruga, que chega a Itambé poluído. Então, estamos procurando alternativas para que a gente possa sanar esse problema, que é um problema de todos.”

O grupo visitou a Reserva Florestal do Poço Escuro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o Cristo, a Praça Mármore Neto, a Lagoa das Bateias, o aterro sanitário e as obras do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa). Fábio Viana, secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, fez uma avaliação sobre as visitas. “Conhecemos um pouco do belíssimo trabalho que vem sendo feitia aqui e destaco o hospital veterinário, que com certeza será uma referência não somente para o sudoeste baiano, mas para todo o estado”, disse.

Também participaram da visita, representantes dos municípios Itarantim e Iguaí.

 

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,