77 3441-7081 — [email protected]

Ginecologista Erica Mantelli aponta as principais causas e tratamentos da Candidíase

 

Provocada pelo fungo candida albicans, a candidíase pode provocar sintomas como coceira, corrimento branco grumoso, ardor local e para urinar, dor durante as relações sexuais e vermelhidão. Os homens também podem apresentar a doença na forma de manchas vermelhas no pênis, leves edemas, lesões e coceira.

 

Segundo a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, uma das formas de contágio se dá por intermédio de relações sexuais, no entanto, a doença não é considerada uma DST. “Mesmo que o homem e a mulher tenha relações com camisinha, o pênis pode provocar um microtrauma na parede da vagina, o que deixa a região mais predisposta ao problema”, explica a obstetra.

 

Gestantes e pacientes com distúrbios que comprometem a imunidade como AIDS e diabetes, também podem contrair a doença. “O Ph da vagina das mulheres grávidas fica mais ácido e isso favorece a proliferação de fungos. O tratamento deve ser feito apenas no local, evitando o uso de medicamentos orais”, ressalta a médica.

 

O tratamento da doença em mulheres se dá por meio de aplicação de creme vaginal e medicamento antifúngico vira oral. Para os homens, o fármaco é administrado via oral.

Outros cuidados devem ser tomados para prevenir o mal: manter a higiene íntima, não usar protetor íntimo diário, utilizar roupas arejadas e cuidar da alimentação. “Caso apresente qualquer sintoma que indique a candidíase, procure um ginecologista o quanto antes e jamais inicie o tratamento sem recomendações médicas”, conclui a especialista.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias