Governador detalha novas medidas restritivas para enfrentamento da pandemia na Bahia

Por Redação ([email protected])

O governador Rui Costa dos Santos (PT) divulgou no início da noite, vídeo nas redes sociais pessoal e do Estado, detalhando a sequência das medidas restritivas visando conter a curva de crescimento da contaminação pelo Novo Coronavírus (Covid-19) na Bahia. A Região Metropolitana de Salvador, onde, segundo o governador, a situação está muito grave, o lockdown vai continuar e apenas os serviços essenciais poderão funcionar. A medida está mantida até as 5h da próxima segunda-feira (08). “Portanto, fica prorrogada a restrição à atividade comercial não essencial [em Salvador e na RMS”, pontuou o governador.

Nas demais regiões do Estado, reforçou o governador, as restrições ao funcionamento de serviços não essenciais, previstas no Decreto do último dia 28 de fevereiro, estão suspensas a partir das 5h da quarta-feira, dia 3, até a sexta-feira (05). No final de semana, sábado e domingo, as restrições estão mantidas e as atividades não essenciais não poderão funcionar. O Toque de Recolher, entre as 20h e 5h da manhã seguinte também está mantido até o final do mês de março.

O governador Rui Costa destacou no comunicado que as medidas adotadas foram discutidas em reuniões com cerca de duzentos prefeitos. “Segunda e terça nos reunimos com quase 200 municípios representando as regiões da Bahia. Detalhamos a situação de cada local com as medidas e o que podemos fazer conjuntamente. Com isso, vamos ajustando, detalhando, e, com certeza, vencendo esse vírus, e vencendo o crescimento da pandemia na Bahia e com a colaboração e absoluta convicção de toda a população”, apontou o governador.

O petista reconheceu que as medidas afetam as atividades produtivas e pediu a compreensão e colaboração de empresários e trabalhadores do Estado para o combate à proliferação do vírus. Segundo o governador, o Governo do Estado está adotando medidas que não gostaria, mas que são imprescindíveis no momento. “Estamos adotando medidas que não gostaríamos de ter que tomar. Sabemos do grau de informalidade da economia baiana e da economia nordestina. Sabemos da crise econômica que assola o Brasil desde 2016. Mas nós não temos alternativa”, ponderou Rui Costa, acrescentando que a Covid-19 é uma doença coletiva e “o único jeito de barrar o crescimento [da doença] é restringindo o contato entre pessoas”, disse.

“Peço a contribuição de todos. Peço encarecidamente, em nome da vida dos baianos e baianas, a sua contribuição e a sua colaboração. Participe, ajude, use máscara. Ajude a salvar a vida da sua família e da família dos outros”, concluiu o governador.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,