77 3441-7081 — [email protected]

Governo autoriza aumento do volume de biodiesel no óleo diesel

Com a medida, produção brasileira se consolidará como uma das maiores e deve alcançar 10 bi de litros até 2023

 

Por Brasil.gov

 

O volume de biodiesel dentro do diesel vai crescer, gradualmente, até 2023. A medida foi autorizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e está publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (8). Até o fim do cronograma, essa participação na composição do combustível vai aumentar de 10% para 15%.

De acordo com o cronograma, a mudança começa a partir de junho de 2019, quando o percentual passa de 10% para 11%. A partir de 2020 até 2023, haverá o aumento de um ponto percentual, sempre em março, até chegar a participação de 15%.

Em nota, o ministério afirmou que “a medida oferece previsibilidade ao setor, incentiva a geração de empregos e investimentos na área de combustíveis”. O texto ainda permite que distribuidores de combustíveis autorizados coloquem, voluntariamente, biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final. Esse volume, no entanto, não pode ultrapassar os 15%.

O ministério prevê, com essa medida, que a produção do biodiesel no País passe de 5,4 bilhões de litros por ano para 10 bilhões de litros até 2023. “Esse crescimento representa um aumento de 85% da demanda doméstica, o que deve consolidar o Brasil como um dos maiores produtores de biodiesel no mundo”, avaliou o ministério em nota.

Foto capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornal do Sudoeste

Categorias