77 3441-7081 — [email protected]

Plataforma digital do SENAI auxilia jovens na escolha da carreira

Por Pedro Marra

 

Seguir uma carreira profissional de sucesso é o sonho de muitos jovens. Mas antes, é preciso escolher a profissão que vão seguir. Nesse sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu oportunidades por meio de uma plataforma virtual para ajudar essas pessoas na escolha de uma profissão na Indústria. É a proposta do Mundo SENAI. O serviço já está disponível em site na internet e aplicativo (hiperlinks). Foi apresentado, recentemente, a jovens que participaram de workshops e palestras nas unidades da instituição de todo o País.

Com um contexto de realidade do mercado de trabalho, o Mundo SENAI também possui vagas de emprego e estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos qualificantes. Entre palestras, oficinas, minicursos, visitas a laboratórios e outras didáticas, os participantes são orientados a escolherem as áreas de atuação mais adequadas de acordo com o perfil pessoal.

A ferramenta analisa 92 características socioemocionais do usuário, como: extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. Dessa forma, é traçado o perfil profissional e os cursos do SENAI mais parecidos com a pessoa. A plataforma ainda disponibiliza um guia de profissões sobre as funções dos profissionais da indústria e a média salarial de cada carreira.

Na opinião do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, as características socioemocionais têm papel essencial para o “jovem ter uma boa evolução no mundo do trabalho, até quais são as competências necessárias, faixas de salário, os cursos que ele tem que fazer. E também, de que maneira as profissões estão sendo mais valorizadas, com maior empregabilidade e são mais flexíveis. Tudo isso, ele (jovem) vai encontrar no Mundo Senai”, comenta.

Ele ainda explica qual o tipo de profissional que as empresas buscam nos jovens. “Elas vão buscar profissionais que tenham criticidade, que saibam analisar informações, interpretar dados. Esse certamente será o contexto determinante na atuação das empresas ao preencherem os seus quadros”.

Os eventos de apresentação do Mundo SENAI envolveram, por exemplo, uma palestra na unidade do SENAI em Camaçari (BA), de como se portar em uma entrevista de emprego; um debate sobre planejamento de carreira na escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, em Osasco (SP); e uma discussão de especialistas na unidade de Itaperuna (RJ), sobre o profissional que as empresas buscam.

Os interessados ainda participaram de oficinas e minicursos práticos. Um exemplo é o Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística em Novo Hamburgo (RS), que ensina como confeccionar uma sapatilha. Já no Centro de Tecnologias em Informática Aluízio Alves, em Natal (RN), os participantes aprendem a criar um aplicativo para celular durante um minicurso.

Os cursos do SENAI preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, indo da iniciação profissional até a pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades. Mais de 73 milhões de trabalhadores já foram formados pela instituição desde 1942.

As novas tecnologias da Indústria 4.0 também são temas durante palestras do evento, temas como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada estão em discussão.

São mais de 540 unidades da instituição fixas e 452 móveis pelo País. Além de duas barcos-escola Samaúma na região Amazônica. Então oportunidade é o que não falta para quem busca participar do Mundo SENAI.

O Mundo SENAI pode ser acessado, na internet, no endereço www.mundosenai.com.br. Também pode ser baixado gratuitamente em forma de aplicativo. Está disponível para smartphones dos sistemas Android e IOS.

Jornal do Sudoeste

Categorias