Governo do Estado apresenta Selo de Origem do artesanato baiano

Por Ascom/ Setre Bahia

 

Com o objetivo de garantir a origem do produto artesanal do estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza na próxima quarta-feira (07), às 15h, a apresentação do Selo de Origem do Artesanato da Bahia e do Programa de Certificação do Artesanato Baiano.  O evento será realizado no canal Artesanato da Bahia no YouTube e contará com uma importante homenagem ao artesanato mineral.

O Programa de Certificação visa contribuir com a preservação de produtos tradicionais, fomentar o desenvolvimento de propostas inovadoras, além de favorecer o aprimoramento dos processos produtivos e estimular a elevação da qualidade técnica.

De acordo com o titular da Setre, Davidson Magalhães, a iniciativa é um reconhecimento do potencial econômico do artesanato e de seu papel na consolidação da identidade cultural baiana. “O programa é parte de um conjunto de ações estruturantes desenvolvidas pelo Governo do Estado para fortalecer o segmento, através do incentivo à qualificação, apoio à comercialização e fortalecimento das associações, contribuindo para melhoria da renda dos artesãos”, destaca o secretário.

Para ser contemplado com a certificação, o produto deve ser submetido à avaliação, respeitando os seguintes critérios: identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, eficiência logística, identidade visual, adequação ergonômica e respeito socioambiental.

Sob a responsabilidade da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), o processo de certificação ocorre em cinco etapas. Podem participar artesãos baianos ou radicados no estado há pelo menos dois anos, que estejam com cadastro ativo no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Inscrições permanentes – Em virtude da pandemia da Covid-19 e como medida de prevenção ao contágio e propagação da doença, as inscrições no programa deverão ser efetuadas exclusivamente de forma eletrônica, através do e-mail [email protected], com o seguinte assunto: “Inscrição Programa de Certificação”, ou acessando o formulário eletrônico que será disponibilizado no dia do evento.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,