Hortas estimulam alimentação saudável entre comunidade escolar de Vitória da Conquista

Desde 2008, a Prefeitura de Vitória da Conquista desenvolve em algumas escolas municipais o projeto ‘Horta Escolar’. De caráter pedagógico, a iniciativa consiste em produzir alimentos orgânicos no espaço escolar, com o intuito de incentivar a educação alimentar.

“Em todas as escolas já foi desenvolvido um projeto teórico-pedagógico da horta escolar, e mais de 20 escolas já possuem suas próprias hortas bem estruturada”, afirmou o coordenador da Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco.

É o caso da horta do programa Conquista Criança, que produz cenoura, beterraba, alface, couve, espinafre, cebolinha, coentro, pimentão e abóbora. Todos esses alimentos são consumidos pelos próprios estudantes no refeitório.

“Eu tenho o maior orgulho de falar que a horta do Conquista Criança é completamente mantida pelos alunos: eles que plantam, regam, podam e cuidam dos alimentos. Eles têm a maior satisfação e cuidado com a nossa horta”, afirmou a técnica-agrícola responsável pela horta, Zélia Fernandes.

Benefícios – Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, sem nenhum tipo de agrotóxico.Troca de conhecimentos e influência nas escolhas alimentares das crianças.

Para o educando do Conquista Criança, João Victor, 7 anos, “é muito legal poder aprender essas coisas, mexer com a terra e comer as plantas que a gente ajudou a plantar”, disse.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias