77 3441-7081 — [email protected]

Hospital Afrânio Peixoto passará por reforma e será reaberto com 75 novos leitos e dois centros cirúrgicos

O governador Rui Costa tranquilizou a população de Vitória da Conquista, na quinta-feira (9), durante sua passagem pela cidade para entrega de diversos equipamentos para a segurança pública, e garantiu que o Hospital Afrânio Peixoto não será fechado, ao contrário, “passará por reforma e será reaberto com 75 novos leitos para a população, servindo como extensão do Hospital de Base, inclusive, ganhando duas salas cirúrgicas com ortopedia”.

O suposto fechamento do Hospital tem sido tema de calorosos debates pela cidade, o que tem gerado muitas dúvidas e a circulação de informações inverídicas sobre o assunto.

Segundo Rui, o encerramento das atividades do hospital nunca foi cogitado e as atividades serão interrompidas temporariamente para a ampliação das instalações e melhoria do atendimento à população, através de uma grande reforma, que será iniciada dentro dos próximos meses.

“Não podemos ficar com um hospital que tem três pessoas morando lá dentro e com apenas 18 leitos para a população, ainda se utilizando daquele conceito antigo de psiquiatria de enjaular os pacientes”, explicou o governador.

O deputado federal Waldenor Pereira, que tem acompanhado de perto os questionamentos sobre o Afrânio junto com o deputado estadual Zé Raimundo, explicou que “o governador Rui Costa, conhecendo as novas políticas, orientações e leis para tratamento das doenças psiquiátricas e ouvindo uma avaliação cuidadosa e minuciosa da Secretaria de Saúde da Bahia, está decidindo utilizar as instalações do hospital para ampliar o número de leitos destinados à população de Vitória da Conquista e região, garantindo o atendimento a pacientes psiquiátricos, no caso de necessidade de internação, em leitos especiais.”

O parlamentar conquistense lembra ainda que “tanto o secretário quanto o governador já assumiram um compromisso público de que não haverá nenhum prejuízo, aliás, a intenção do Estado é de melhorar as qualidades do serviço de saúde, especialmente, na área psiquiátrica”.

O deputado Zé Raimundo afirma que é necessário dar continuidade às novas políticas no tratamento psiquiátrico, para prestar um melhor atendimento a esses pacientes.   “É importante que a prefeitura instale o CAPS III e também o programa de internamento, para aquelas pessoas que precisam de uma assistência psiquiátrica permanente, no caso das pessoas que vivem no hospital.”

 Zé Raimundo confirmou que o internamento dos pacientes psiquiátricos vai continuar.  “O governo do estado já garantiu que vão funcionar os leitos psiquiátricos de emergência, de internamento rápido e vai ter toda a reformulação, o Crescêncio Silveira também vai passar por reforma, ou seja, Vitória da Conquista vai ganhar muito mais leitos como um todo e vai continuar também com a política psiquiátrica no que compete ao governo do estado”, disse.

MAIS INVESTIMENTOS EM SAÚDE – O governador Rui Costa lembrou que, durante o seu governo, já inaugurou a UPA 24 horas da cidade – maior do interior da Bahia -, que vai inaugurar na sua próxima vinda à cidade o serviço de imagem do Hospital de Base e que também está realizando a ampliação do Hospital de Base, justamente, com o objetivo de ampliar a oferta de leitos na rede pública para Vitória da Conquista e toda a região. 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias