INCA lança livro que relaciona os principais agentes cancerígenos no ambiente e local de trabalho

Lançamento acontece em webinar, dia 28, e será transmitido pelo canal do Instituto no Youtube

 

Por Ascom/ Inca

 

Em referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e ao Dia do Trabalho, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lança, dia 28, o livro “Ambiente, Trabalho e Câncer: Aspectos Epidemiológicos, Toxicológicos e Regulatórios”. Com transmissão pelo canal do Instituto no Youtube, a partir das 14h, o webinar é aberto ao público e terá estudo de caso, palestras, debate e espaço para perguntas.

A publicação foi organizada pela Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, e tem o objetivo de auxiliar na identificação dos principais agentes químicos, físicos e biológicos, presentes no ambiente geral e ocupacional, que contribuem para o desenvolvimento de câncer. A publicação também mapeou os principais tipos de cânceres relacionados à exposição ocupacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) avaliam que cerca de 80% do total de casos de câncer podem ser atribuídos ao ambiente. As tecnologistas da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer e organizadoras da publicação, Márcia Sarpa e Ubirani Otero, explicam que o número de agentes cancerígenos reconhecidos e listados pela Iarc tem aumentado ao longo dos anos, sendo alguns ainda pouco pesquisados no Brasil.

“Além dos antigos agentes já reconhecidos como cancerígenos – por exemplo amianto, benzeno, agrotóxicos, metais, radiação, fármacos antineoplásicos – também incluímos na publicação as novas tecnologias, como as nanopartículas e os transgênicos, cujos efeitos sobre a saúde não estão completamente estabelecidos e apenas serão vistos no longo prazo”, garantem as tecnologistas.

O livro foi escrito e revisado por 23 pesquisadores do INCA e por mais 11 pesquisadores de universidades e outras instituições científicas, como a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Saúde no Trabalho/Fundacentro/ME e Fundação Oswaldo Cruz/MS.  O material estará disponível no site do INCA logo após o lançamento.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,