Internet Brasil: Juazeiro, na Bahia, é o primeiro município do Brasil a contar com entrega de chips

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destaca a importância da medida para a educação das crianças. Para ele, outra iniciativa essencial para o país é o investimento em internet 5G

Por: Marquezan Araújo/Brasil 61

Juazeiro, na Bahia, foi o primeiro município do Brasil a contar com a entrega de chips com banda larga gratuita para estudantes. A cerimônia para o início da distribuição dos chips ocorreu na última quarta-feira, 7 de dezembro, na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela. A iniciativa faz parte do programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O programa oferta conexão banda larga móvel e inclusão digital por meio da disponibilização de 1.700 chips, além de pacote de dados renovado mensalmente com capacidade de 20 GB, para estudantes da rede municipal de ensino. O tema também foi destacado pelo próprio ministro das Comunicações, Fábio Faria, na última quarta, durante o balanço das ações da pasta nos dois anos e meio de gestão.

“As crianças vão receber internet de graça e educação ilimitada. Vamos fazer com que as crianças do Brasil, que vão receber internet, possam também estudar. Os governos estaduais também estão fazendo isso, por meio de um projeto conceito. Preparamos o Brasil para o futuro”, disse.

5G pelo Brasil

Na ocasião, Faria também destacou a importância da adoção da internet 5G pelo Brasil e afirmou que esse tipo de conectividade vai ajudar o país a evoluir em todas as áreas. “Quem vai gerir é a Anatel, que vai conectar o Brasil inteiro, vai levar 5G para as 5.570 cidades, vai levar 4G para 10 mil localidades que ainda não têm acesso a esse tipo de internet, vai fazer o Norte Conectado, conectando 10 milhões de pessoas na Amazônia, vai conectar 36 mil quilômetros de rodovias federais, vai levar 5G para 85% das escolas públicas urbanas, e o restante com 4G. Vai conectar todas as escolas”, disse durante o evento “5G Brasil – o legado de um país conectado”.

Os investimentos para a implantação do 5G na Bahia devem proporcionar ganhos em diversas áreas, como destaca o deputado Alex Santana (Republicanos-BA). “A implantação da tecnologia 5G na Bahia deve gerar no nosso entendimento vagas de emprego, muitas aberturas de postos de trabalho. Irá facilitar que empresas se instalem nas cidades e nos interiores criando novas oportunidades.”

A chegada da internet 5G também é vista como uma transformação digital no contexto da saúde. O deputado diz que a tecnologia oferece perspectivas positivas para a medicina: “Soluções mais rápidas com relação a exames, hospitais, que tenham maior nível de tecnologia para resposta na área de saúde”.

O Brasil atingiu a marca de 209 municípios preparados para receber a quinta geração de internet móvel. Essas cidades já atualizaram suas legislações de antenas, agora alinhadas à legislação federal, o que facilita a instalação da infraestrutura necessária para receber a nova tecnologia. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Movimento Antene-se, que reúne entidades de vários setores, como Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Foto de capa: Bruno Fortuna/Fotos Públicas

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,