Novembro é o segundo mês consecutivo com alta na média de financiamentos por dia útil

Desde 2020, o setor automotivo não tinha um crescimento expressivo em emplacamentos de veículos e fechava o mês com baixa nas vendas de veículos leves e pesados

Por: Daniela Gomez/Brasil 61

Na última coletiva de imprensa do ano, a Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) reuniu dados mostrando que novembro atingiu o maior patamar de financiamentos de veículos por dia útil, se igualando a outubro, que foi o maior índice do ano.

No total, foram cerca de 457 mil veículos financiados em todo o Brasil, incluindo veículos novos e usados, entre carros e motos.

Já no acumulado de janeiro a novembro, os números mostram uma queda de 8,6% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a cerca de 465 mil unidades a menos.
Apesar do mercado ter sofrido um leve recuo na média geral, novembro foi o segundo mês consecutivo a bater a meta de financiamentos por dia útil.

O presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, explica que novembro foi um mês importante com um desempenho positivo que não acontecia desde dezembro de 2020. “No mês de novembro nós tivemos um crescimento importante de 13% em relação ao ano anterior. Foi a melhor média diária. Então é um momento importante para o nosso segmento”.

Ainda de acordo com os dados mostrados à imprensa, os motivos para o recuo e diminuição dos financiamentos nos últimos dois anos aconteceram por conta das limitações das indústrias e montadoras no período de pós-pandemia. Mas com a recuperação das montadoras, espera-se um fechamento positivo em dezembro.

Além disso, para que o setor continue se recuperando e crescendo na média diária de emplacamentos financiados, Leite explica que o setor automotivo precisa naturalmente das linhas de créditos para que o segmento gire e renove a frota. Mas com as taxas de juros altas a indústria ainda enfrentará um desafio até chegar à normalização total, adverte.

Foto de capa: Arquivo/Agência Brasil

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,