Itambé: Eduardo Gama recebe o título “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq

Por Nicolaia Carneiro/Ascom PMI

Divulgação/ PMI.

A Fundação Abrinq concedeu ao prefeito de Itambé, Eduardo Gama, o título de Prefeito Amigo da Criança. Divulgada na última quarta-feira, 1º de julho, a premiação reconhece os governantes municipais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo da gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação. Na Bahia, apenas Itambé e mais 8 municípios foram reconhecidos nessa edição.

A Fundação Abrinq destacou o avanço do município em vários indicadores, entre eles, o aumento de 43,6%, em 2016, para 50,2%, em 2019, de nascidos vivos cujas mães fizeram sete ou mais consultas pré-natal. Também o aumento de 51,19 pontos percentuais na cobertura de vacinas em menores de 1 ano, que deu um salto de 0,84%, em 2016, para 52,03%, em 2019.

o Município também apresentou um aumento de 43,7 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior, ou seja, passou de 56,30%, em 2016, para 100%, em 2019. Também a redução de 4,1 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal, de 34,8, em 2016, para 30,7, em 2019. Além do aumento da taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). de 18,1%, em 2016, para 24,5%, em 2019.

O prefeito Eduardo Gama assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 11 de novembro 2017. Sua adesão representa a terceira vez que a gestão municipal de Itambé participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança. “Esse prêmio mostra que as nossas políticas públicas voltadas à infância estão no caminho certo. É um reconhecimento não apenas ao prefeito, mas a toda equipe de governo que se dedica a cuidar do futuro de Itambé”, destacou Eduardo.

A Fundação Abrinq avaliou as gestões 2017-2020. Ao todo, 2.346 municípios brasileiros concorreram, mas apenas 125 foram certificados. Nesta edição, a avaliação levou em consideração dois eixos de análise para o reconhecimento das ações: Gestão Pública e Políticas Sociais.

“A atual gestão sempre priorizou o atendimento à criança em todas as áreas, como educação, saúde, assistência social, cultura e outros. Vejo que o programa teve um impacto positivo em Itambé, pois as secretarias tiveram uma intensa articulação. Com a participação no programa, ficou mais visível o investimento que o Município vem disponibilizando nos últimos anos para esse segmento etário”, comemorou Jislane Brito, articuladora municipal do programa e presidente do CMDCA.

 

Foto de Capa: Divulgação/ PMI.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,