Janeiro Branco: Curso de Psicologia da Uesb lança cartilha sobre Saúde Mental para educadores

Da Redação*

 

Foto: Divulgação.

Como parte da disciplina “Psicologia, Saúde e Ambiente Escolar”, ministrada pela professora Carmem Virgínia Moraes da Silva, estudantes do 10º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Vitória da Conquista, lançaram a cartilha “Escolas Promotoras de Saúde: Saúde Mental das/os Profissionais em Educação”.

O material é destinado à educadores da rede pública municipal de Ensino de Vitória da Conquista e busca provocar reflexões e contribuir efetivamente para a promoção da Saúde Mental e do bem-estar emocional das/os profissionais atuantes no contexto educacional do município.

Além da referida Cartilha, os discentes também elaboraram o folder “Saúde Mental dos Trabalhadores da Área da Educação – Doenças Ocupacionais”. Estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout são algumas das doenças mencionadas, as quais podem acometer quem trabalha na área da Educação. O folder enfatiza que as condições e as relações vivenciadas dentro do espaço laboral, como alta jornada de trabalho, baixa remuneração, acúmulo de trabalho e relações tensas, podem interferir no desempenho e na saúde mental do profissional, levando à manifestação dessas doenças. Por fim, ainda é possível conferir possibilidades para atendimento psicológico e/ou psiquiátrico na cidade de Vitória da Conquista. Acesse a Cartilha e o Folder.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Uesb

 

Foto de Capa: Pixabay.

Jornal do Sudoeste

Categorias