Skip to content
77 3441-7081 — [email protected]

Livramentense Lourival Trindade é eleito presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

Por Redação

 

Em meio às turbulências provocadas pelas investigações do Ministério Público Federal e Polícia Federal que culminaram com a deflagração da Operação Faroeste/Joia da Coroa, que resultou no afastamento do ex-presidente, Desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, e de outros três Desembargadores – José Olegário Monção Caldas, Maria das Graças Osório Pimentel Leal e Maria do Socorro Barreto Santiago, está última presa preventivamente por determinação do Tribunal Superior de Justiça, o Tribunal de Justiça da Bahia elegeu, na manhã desta quarta-feira, o novo presidente para o biênio 2020/2022.

Numa votação apertada, que mostrou que o Tribunal está dividido, depois de empatar em 16 votos no primeiro turno, o Desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito por 28 votos contra 27 dados à Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargadora Cynthia Marina Pina Resende.

 

Eleito, o Desembargador Lourival Trindade recebeu os cumprimentos ainda no plenário da Corte. Foto: Divulgação – Ascom/TJ BA.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, considerado no meio jurídico baiano uma pessoa ética e não alinhado com nenhum dos grupos que disputavam e se revezavam no comando da Corte, o Desembargador Lourival Almeida Trindade é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBa); especializou-se em Novos Direitos e Direitos Emergentes pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Pós-graduado no curso de especialização em Direito Processual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Mestrando do Programa de Postgrado en Maestría en Derecho Económico de la Faculdad de CC; Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asuncíon – UAA, no Paraguai, e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.

Ex-Conselheiro da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA), entre 2001 e 2003; Professor de Direito Processual Penal, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) entre 2001 e 2005; membro do Instituto Baiano de Direito Penal e associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Lourival Almeida Trindade Ingressou no Tribunal de Justiça da Bahia pelo Quinto Constitucional, como Desembargador pela classe dos advogados, em 23 de janeiro de 2008. Em 2014 foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para o período 2014/2016.

 

Foto capa: Divulgação/Ascom TJ BA.

Jornal do Sudoeste

Categorias
Scroll To Top