Maio Amarelo 2019: evento marca abertura da campanha de prevenção de acidentes no trânsito em Brumado

Por Fillipe Lima

 

O titular da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), André Luís Dias Cardoso, falou sobre a importância do gerenciamento do trânsito de Brumado a fim de evitar acidentes. Foto: Fillipe Lima.

Na tarde da última segunda-feira, 13, no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, ocorreu a Cerimônia de Abertura das atividades do Maio Amarelo 2019 no município. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o movimento tem o intuito de chamar a atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo mundo.

Dando início ao evento, com a palavra, o titular da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), André Luís Dias Cardoso, falou acerca da importância de gerenciar o trânsito no município de Brumado. “Nós tivemos ano passado cerca de 400 mil pessoas feridas no trânsito, são 47 mil mortes que o trânsito nos proporcionou, então é por isso que devemos trabalhar a educação”, ressaltou Cardoso.

A gerente do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) de Vitória da Conquista, Petruska Barreto Ferraz, também esteve presente à cerimônia e, em sua fala, parabenizou a SMTT e a Prefeitura pela iniciativa. “O Maio Amarelo é o momento de pensarmos em um trânsito mais seguro”, pontuou.

Já a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), enfermeira Regina Lúcia Vasconcelos Coqueiro falou sobre os altos índices de acidentes no trânsito e salientou, alertando a população brumadense, da importância do resgate nos acidentes serem efetuados pela equipe do Samu 192. “Em muitos desses acidentes, o Samu não é chamado, isso é preocupante. A forma como se retira uma pessoa para levá-la ao hospital pode causar danos irreversíveis” alertou.

Além dos já citados, compondo a mesa, a solenidade contou com a presença de outras autoridades e representantes de segmentos da sociedade civil organizada. Entre os quais, o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Danilo Fernandes Viana; representante da Secretaria Municipal de Saúde, André Barros; representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Hugo Cardoso; representante da Polícia Rodoviária Estadual, Cap. PM José Valdo da Mota; representante do Tiro de Guerra 0624, o Tenente do Exército Brasileiro Edmundo de Souza Rocha; representante do Judiciário brumadense, o juiz de Direito da Comarca de Brumado Genivaldo Alves Guimarães; representante do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o secretário municipal de Administração e Finanças, João Nolasco da Costa; representante do Legislativo Municipal,  vereadora Edilsa Maria Teixeira – Lia Teixeira – do Espirito Santo; a coordenadora do setor de Habilitação da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Meirielle Thaiara Rocha; e do coordenador de Educação da SMTT, Jansen Ricardo Rocha da Silva.

Como parte do público presente, reservistas do Tiro de Guerra 0624 e estudantes do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cmeas), Escola Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite, Escola Municipal Clarice Moraes e Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva.

 

Foto: Fillipe Lima.

 

Foto de Capa: Fillipe Lima.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias ,