77 3441-7081 — [email protected]

Maior Igreja Evangélica do país articula criação de partido político

A Assembleia de Deus, maior igreja evangélica do Brasil, com 30% dos 42 milhões de fiéis , segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, articula para criar um novo partido político, que seria o 36º do Brasil, e já planeja participar das eleições de 2018. É o que registrou a edição do sábado, dia 18, do jornal Folha de S. Paulo.

Para a formação de um novo partido, o Tribunal Superior Eleitoral exige a coleta de no mínimo 486 mil assinaturas, ou 0,5% dos votos válidos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Neste quesito, o projeto assembleiano do Partido Republicano Cristão (PRC) sai na frente das outras 56 novas siglas que aguardam aprovação do TSE.

Segundo afirmou à reportagem da Folha o presidente da nova legenda, deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros-DF), o pedido de registro já reuniu cerca de 300 mil assinaturas e a estimativa é que o partido deve nascer já com uma bancada de 20 deputados na Câmara Federal.

A ideia, segundo revelou Fonseca, é protocolar o pedido de criação do partido até o fim do ano para que os parlamentares aproveitem a janela partidária no início de 2018 e apostar nos cargos do Legislativo no pleito de outubro.

De acordo com a matéria da Folha, das diversas ramificações da Assembleia de Deus, a Ministério do Belém, com sede em São Paulo, é a ala que fomenta a criação do partido. O coordenador político da Convenção Geral das Assembleias de Deus, Pastor Lélis Marinho defendeu, em entrevista ao jornal, que a igreja tenha representatividade política e adiantou que a principal bandeira será a família, “aquela chamada tradicional, com o princípio básico bíblico da família hétero”.

Segundo tem revelado à imprensa o Pastor Lelis Marinho, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil mobilizou, através dos ministérios filiados, um contingente de mais de 40 mil Pastores, recolhendo assinaturas de fiéis em aproximadamente 100 mil locais de culto em todo o país.

Atualmente, dentre os Pastores assembleianos com mandatos parlamentares a nível federal estão Marco Feliciano (PSC-SP), Eurico da Silva (PSB-PE), Silas Câmara (PSD-AM), Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) e Paulo Freire (PR-SP) – filho do presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Pastor José Wellington Bezerra da Costa.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias