Mais de 660 municípios brasileiros tiveram territórios atualizados pelo IBGE

O Ceará foi o estado que mais teve municípios com alterações na geografia, com 180 mudanças de limites territoriais

Por Marquezan Araújo – Agência do Rádio Mais

Os mapas de 663 municípios brasileiros foram atualizados pelo IBGE. A mudança foi feita nos entes que tiveram alteração de área e de limites entre maio de 2018 e abril de 2019, com base nas mudanças feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e Assembleias Legislativas.

O Ceará foi o estado que mais teve municípios com mapas atualizados, com 180 alterações de limites. De acordo com o instituto, o menor município brasileiro é Santa Cruz de Minas (MG), com 3,565 km². A área equivale a 350 campos de futebol. Por outro lado, o mais extenso é Altamira, no Pará, com extensão territorial superior a vários estados brasileiros, chegando a 159,5 milhões de km².

Ao todo, o Brasil tem 5.568 municípios, mais o distrito insular de Fernando de Noronha e o Distrito Federal. Com a nova atualização feita pelo IBGE, destacam-se o refinamento da linha costeira para o cálculo de área; o detalhamento de alguns limites fluviais entre os estados de Mato Grosso, Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima; e a adequação entre os limites do Distrito Federal e Goiás.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,