Mais escritores do que leitores

Existe, infelizmente, um tema preocupante para debate: existe, atualmente, mais escritores do que leitores? Não deveria ser o contrário? Isso evidencia o fato de que, realmente, estamos lendo muito pouco. Mas em um país que tem a educação deteriorada, o que esperar?

Então, neste nosso Brasilzão de Deus, a verdade é que é bem possível que existam mais escritores do que leitores. Com o advento da internet, a produção de textos e de poemas intensificou-se, pois o espaço democrático não garante que todos que lá depositam sua literatura sejam lidos, mas facilita a publicação, possibilita colocar a produção na vitrine. A publicação de um livro é bastante difícil, pois as editoras não tem muito interesse em investir em tantos escritores novos como os há, elas só arriscam se o autor é muito bom e se, de repente, já estourou em outra mídia. E para o próprio autor pagar a edição do seu livro é preciso ter um certo capital ou se dar bem em algum concurso literário.

A verdade é que, como grande parte dos leitores são os escritores, teoricamente o número de leitores deveria ser maior, já que deveríamos somar os leitores/escritores aos leitores que não são escritores. Como, infelizmente, há “escritores” que não leem, que só leem os seus escritos, então a possibilidade de que realmente o número de escritores seja maior do que o de leitores pode ser real.

Mas podemos mudar isso, se nós, os escritores, formos às escolas conversar com os estudantes, leitores em formação, apoiar os professores, levando nossa literatura até eles e ajudando, assim, a incutir o gosto pela leitura.

Luiz Carlos Amorim

Luiz Carlos Amorim

Coordenador do Grupo Literário A Ilha em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha e mais de 50 livros editados. Eleito Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor do portal ProsaA, Poesia & Cia. (Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br ) e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.  Blog:  http://lcamorim.blogspot.com
Categorias