O coração dá o sentido do Natal

Estamos chegando no Natal. É um tempo sempre muito especial para as famílias, para o coração humano, para o sentido da Vida. Nós poderíamos perguntar qual é o sentido verdadeiro do Natal? Quem dá o sentido é o coração humano, claro que historicamente ele tem um sentido e é profundo. Por isso, para atualizar dentro do coração humano o verdadeiro sentido do Natal é preciso compreender o que de fato o Natal celebra. Muitos de nós vamos dizer: Feliz Natal. Mas é preciso explorar e revelar a riqueza que essa data pretende transmitir. Ao compreender a história sobre o verdadeiro sentido no Natal, as pessoas podem viver uma alegria mais profunda e não apenas uma festividade superficial.

O primeiro passo é entender o sentido e o significado da palavra Natal, que deriva do latim e significa nascimento. Em inglês se fala de Christmas, uma evolução de Christi, que quer dizer Missa de Cristo. Portanto o Natal é, essencialmente, uma festa religiosa, cristã. O que fundamenta o Natal é o nascimento de Jesus, a criança de Belém, e nós comemoramos todos os anos. Por isso a tradição recorda a Festa da Natividade, a encarnação do próprio Deus. A palavra se fez carne e habitou entre nós. Deus que desde sempre criou o mundo e cria o ser humano e sustenta a criação se manifesta para todos nós em Jesus Cristo, na criança de Belém.

Por isso, não é possível separar o sentido no Natal desse fato, para que a partir desse fato os corações humanos encontrem o verdadeiro sentido, porque como eu disso no início nós damos o sentido, o nosso coração dá o sentido. Mas se o coração perde a referência da encarnação de Jesus, então ele perde também o sentido. Por isso não dá para descaracterizar essa festa, para que ela seja só comercial ou só mais um feriado. Sem entender o cristianismo não se entende o Natal e também pode ficar muito vazia a troca de presente, porque o presente mais importante é Deus quem dá para todos nós, Ele dá seu filho Jesus para ser o nosso salvador, para ser o Emanuel, o Deus conosco. Que o Deus de amor, o Deus da paz e o Deus da luz, que se encarna em Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal, estejam no vosso coração, na vossa família, na vossa casa, no vosso trabalho… Que você experimente de fato o verdadeiro sentido do Natal.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Categorias

Deixe seu comentário