O prefeito

Esse relato foi publicado por Sebastião Nery, no livro FOLCLORE POLÍTICO, edição de 2002, cujo texto submeto à avaliação dos senhores leitores e eleitores.

Draiton Neijaim, ex-deputado da ARENA e ex-prefeito de Caruaru (UDN), tinha acabado de sair do escândalo político-doméstico que levou a Assembleia de Pernambuco a cassar o mandato de sua mulher, deputada Araci Neijaim, também da ARENA.

Francelino Pereira, presidente nacional do partido, foi ao Recife, Draiton o procurou: – Dr. Francelino, pode pôr nos seus cálculos que a ARENA vai derrotar o deputado Fernando Lira em Caruaru e tomar a Prefeitura do MDB. Sou o candidato e vou ganhar. Agora vai ser tudo diferente. Da outra vez quando fui prefeito da UDN, me acusaram de roubo e eu saí pobre, inteiramente liso. Para me eleger deputado e depois eleger minha mulher, foi um sofrimento, um sufoco.

Não se pode fazer política sem dinheiro, sem muito dinheiro, sobretudo no   Nordeste. Nunca mais volto a ser pobre.

– Sair rico como?

– Roubando, vou roubar mesmo. Roubar para ter dinheiro, para nunca mais a oposição ganhar eleição em Caruaru. Roubar para nosso partido.

– Mais isso é uma confissão louca, não pode ser, o partido não pode permitir isso, seria um escândalo.

– Não, Dr. Francelino, não vai ter escândalo, não. Ninguém fica sabendo. Tenho uma receita perfeita. Calçamento e aterro [tapa buracos]. Ninguém conta nem pode fiscalizar calçamento e aterro [tapa buracos].

Draiton derrotou o MDB, reelegeu-se prefeito de Caruaru.  Não sei se cumpriu a palavra. Mas só fez calçamento e aterro.

POSTADOR POR: Antônio Novais Torres

 

 

OBSERVAÇÃO: Os artigos publicados não traduzem a opinião do Jornal do Sudoeste. Sua publicação tem como objetivo estimular o debate de ideias no âmbito político, cultural, científico e social.

Antônio Novais Torres

Antônio Novais Torres é comerciante aposentado, membro fundador da Academia de Letras e Artes de Brumado, membro do Conselho da Cidadania de Brumado, ex-membro do PMDB e PTB e membro do Conselho Editorial do Jornal do Sudoeste.
Categorias

Deixe seu comentário