O que é viver a espiritualidade?

A espiritualidade é a qualidade de todo ser que respira. Espírito tem todo ser que vive, seja humano, animal ou planta. Mas, não só!  A terra toda e o universo são portadores de espírito. Isso é interessante e, até, pode soar, de certa forma, estranho para você, porque estamos dizendo que tudo é portador de espírito.

A espiritualidade é aquela atitude que coloca a vida no centro, que defende e promove a vida contra todos os mecanismos de diminuição de estancamento e de morte. O oposto ao espírito, nesse sentido, não é o corpo, como nós estávamos acostumados a pensar, mas é a morte. Contrário de espírito é a morte e tudo o que estiver ligado ao sistema de morte. Pessoas que lutam contra a morte, que protestam a morte injusta, que defendem a vida, em qualquer situação e etapa, são portadoras de espírito. As pessoas com espiritualidade manifestam uma defesa inegociável a favor da vida, sem concessões. Não é que defendem os seus interesses em detrimento de outros. Não protestam, por exemplo, contra a morte de uma pessoa do “meu partido”, mas ao mesmo tempo aprovam o aborto.

Alimentar a espiritualidade significa estar aberto a tudo que é portador de vida. É defender a vida, cultivar nosso espaço interior, a nossa interioridade. O homem e a mulher espiritual são aqueles que podem perceber sempre o outro lado da realidade, que são capazes de captar a profundidade da vida e das coisas. A pessoa espiritual percebe a manifestação de Deus na realidade, na criação, nas plantas, na beleza dos rios, enfim, no universo inteiro, que é portador de espírito.

A espiritualidade não parte do poder, nem da acumulação, nem do interesse. A espiritualidade nasce da gratuidade do mundo, da comoção profunda, do sentimento de comunhão que nós vamos tendo com todas as coisas. É uma nova percepção que a pessoa, o ser humano, vai tendo de toda criação.  Viver a espiritualidade é perceber que Deus se manifesta em tudo, que está querendo mostrar seu rosto de amor, sustenta a vida e dá sentido e sabor a tudo. Captar essa presença é cultivar a espiritualidade, é ser espiritual.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Categorias