OPAS recomenda manter o distanciamento social, mesmo com a vacinação contra Covid-19

Medidas protetivas são necessárias até que se atinja imunidade massiva

 

Por Paloma Custódio/ Agência Brasil 61

 

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda manter o distanciamento social, mesmo com a vacinação contra Covid-19. Segundo a entidade, vai demorar um tempo até que a imunidade massiva seja atingida e, enquanto isso, é fundamental manter as medidas protetivas contra o coronavírus.

Até o momento, sete países das Américas já iniciaram a imunização de seus habitantes: Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Costa Rica. A estimativa da OPAS é que o Continente Americano receba cerca de 20 milhões de doses de vacinas, até o início de março. Em abril, deverão chegar mais 35 milhões e, em maio, mais 45 milhões de doses.

Todos os países das Américas fazem parte do consórcio Covax Facility, articulado pela Organização Mundial da Saúde. A previsão do consórcio é adquirir 2 bilhões de doses do imunizante e as negociações continuam com as farmacêuticas.

Com o envio das vacinas, os governos precisam se preparar, elaborando e implementando os planos nacionais de imunização. Para isso, a OPAS disponibilizou documentos, com orientações sobre definição dos grupos prioritários, organização da logística de armazenamento, distribuição, aplicação, entre outros pontos.

Foto de Capa: Agência Brasil.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,