77 3441-7081 — [email protected]

Operação Hot Doc desmantela suposto esquema criminoso na 18ª Ciretran, em Brumado

Por Gisele Costa

 

Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação Hot Doc na repressão aos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, vendas e facilitação na emissão de Carteiras de Habilitação, entre outros, em detrimento do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA), no âmbito da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito sediada em Brumado.

Na ação, que envolveu setenta Policiais Civis das Coordenadorias de Policia Civil do Interior de Brumado (20ª Coorpin), Guanambi (22ª Coorpin), Itapetinga (21ª Coorpin) e Vitória da Conquista (10ª Coorpin), do Departamento de Repressão de Combate ao Crime Organizado (Draco) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista (DTE Conquista), além de representantes do Judiciário e do Ministério Público Estadual, foram cumpridos 26 mandados expedidos pela Justiça, dos quais, dez de prisão temporária. Além da 18ª Ciretran, os mandados de busca e apreensão foram realizados em Autoescolas, Emplacadoras e em endereços de Brumado, Barra da Estiva, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Vitória da Conquista.

Foto: Divulgação

Os mandados de prisão temporária no dia 20 foram cumpridos em desfavor do coordenador Regional da 18ª Ciretran Kleber Tadeu Leal Cambuí; o coordenador de Habilitação e os Assistentes da Coordenadoria da 18ª Ciretran, respectivamente Diego Dias Evangelista,  Sebastião Alves Silveira e  Nilzabete dos Santos Oliveira; a examinadora da 18ª Ciretran, Thiara Caires de Oliveira; a servidora da 18ª Ciretran, Deusana Fernandes Santos Souza; o proprietário e um diretor de uma Autoescola, respectivamente Osvaldo Souza Oliveira e Jorge Júnior Martins Pinto; uma funcionário de uma Emplacadora, Francisca Rocha da Silva, além da dona de casa Fabiana Lima Bernardes.

Na sexta-feira, 21, foi cumprido mais um mandado de prisão temporária, em Barra da Estiva, onde foi detida e transferida para a 21ª Coorpin a funcionária de uma Autoescola, Fabia Caires Cordeiro.

Todos os presos ficaram custodiados na Cadeia pública da 21ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior de Brumado. E estão sendo liberados após prestar depoimento. Os primeiros a serem liberados foram Deusana Fernandes Santos Souza, Nilzabete dos Santos Oliveira, Fabiana Lima Bernardes, Francisca Rocha da Silva e Diego Dias Evangelista.

Foto: Divulgação

A Operação Hot Doc – Documento Quente – é um desdobramento da Operação BR-030 realizada a partir de investigações em 2013 que desmantelou um esquema criminoso de fraudes em processos de transferência de veículos e emissão de Carteira Nacional de Habilitação, além do roubo de motocicletas, receptação e venda de peças automotivas em desmanches clandestinos de veículos. Na Operação BR-030 foram presos dez pessoas, entre as quais três servidores da 18ª Ciretran e um escrivão lotado na Delegacia Territorial de Brumado.

As investigações da Operação Hot Doc prosseguem e estão sob o comando do Coordenador da 21ª Coorpin, delegado Leonardo Fabiani Rabelo Silva.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,