Os meus colaboradores não falam inglês. E agora?!

Uma empresa que pretende expandir seu negócio para além das fronteiras brasileiras precisa ter uma equipe capacitada e com domínio do inglês. E quando falamos de expansão não falamos, necessariamente, sobre exportação. Ou seja, vender para fora.

Falamos de outras formas de interações negociais, desde importação, intercâmbio de tecnologias, capacitações, dentre outros.

Yes, o inglês é muito importante para os negócios!

Erra quem pensa que só as multinacionais precisam de colaboradores com o domínio do inglês.

De acordo com o Sebrae, falar um outro idioma é muito importante para diversas atividades. Não só para a parte da negociação em si, mas para ter acesso às pesquisas e publicações recentes (ou seja, o profissional manter-se atualizado); para realizar networking; e muito mais.

E qual o problema? Poucas pessoas no Brasil falam, de fato, inglês. De acordo com uma pesquisa da Catho, apenas 5% da população brasileira fala uma segunda língua, sendo que menos de 3% têm fluência no inglês.

Além disso, se a exigência de fluência em outro idioma estava mais direcionada para altos cargos executivos em grandes empresas, nos últimos tempos é possível verificar essa necessidade em diversos tipos de cargos e em todos os portes de empresas, inclusive nas pequenas organizações.

E as empresas estão investindo em seus colaboradores?

Um estudo de 2019 da Hays apontou que cresceu o número de empresas que oferecem auxílios para cursos de idiomas, inclusive o inglês.

Para termos ideia de alguns números: por parte das empresas, 54% oferecem auxílio de cursos de idiomas para os funcionários. Comparando com 2017, este número era de apenas 34%.

Além disso, o inglês (91%) ainda é, de longe, a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, seguida do espanhol (42%), de acordo com a Hays.

Como posso ter colaboradores dominando o inglês?

Não tem segredo: é necessário investir e capacitar seu time. E que tal otimizar esta experiência por meio do ensino online de inglês? A Uniway School é uma escola de inglês e edtech presente em mais de 50 países. Tem uma metodologia criada para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive no business english (inglês para negócios)

Fabricio Vargas

Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador.
Categorias

Deixe seu comentário