Pagamento de dívidas dos consumidores tem queda pelo 2º ano seguido

Indicador registrou o pior desempenho da média anual em toda a série histórica, com 54,5% em 2021, revelando o crescente desafio dos consumidores em quitar dívidas negativadas

Por: Viviane Garcia

São Paulo, 04 de abril de 2022 – Durante o ano de 2021, 54,5% das dívidas de consumidores inadimplentes foram recuperadas em até 60 dias após o mês de negativação. Ainda assim, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, esse número vem caindo, já que anteriormente as médias anuais foram maiores, de 57,2% em 2020, e 59,2% em 2019. As dívidas contraídas no setor de Bancos e Cartões, bem como no de Utilities, também mostraram piora em relação aos últimos dois anos, apesar de liderarem os níveis de quitação. Confira todos os dados nos gráficos abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem diversos fatores que tornaram o desempenho da média de recuperação de dívidas de 2021 o pior da série histórica. “Os mesmos agentes que aumentam a inadimplência causam declínio à recuperação de crédito. No ano passado, os consumidores encontraram um cenário econômico instável, devido à pandemia, e inflacionado, com maiores taxas de juros e altos níveis de desemprego. Por isso, ficou muito mais difícil para a população organizar suas dívidas para tirar o nome do vermelho”.

Ainda na análise da média anual, o percentual de recuperação das dívidas negativadas que foram pagas em até 60 dias varia de acordo com o valor do compromisso financeiro. O índice mostra que as dívidas de mais de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação, com 67,2%. “Os valores mais altos geralmente estão ligados ao financiamento de imóveis ou veículos, por exemplo, que possuem o bem como garantia. Ou seja, para não perder a aquisição os consumidores tendem a priorizar a regulamentação desses pagamentos”, explica Rabi. Confira na tabela abaixo os dados na íntegra:

O recorte por região revelou que, em 2021, o Sul registrou a melhor média percentual de recuperação de crédito, com 57,0%. Em sequência estão: Centro-Oeste (55,7%), Sudeste (54,2%), Nordeste (53,8%) e Norte (51,9%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,