77 3441-7081 — [email protected]

Paramirim promoveu etapa municipal da 16ª Conferência Municipal de Saúde

Por Ascom/Prefeitura Paramirim 

 

A etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Paramirim e a Secretaria Municipal de Saúde foi realizada nesta quarta-feira (10), no Centro Cultural. Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Paramirim. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília.

A culminância da etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde foi precedida por pré-conferências, que foram realizadas nas comunidades do Cipó (20/03), Grama (21/03), Caraíbas (22/03) São João (26/03), Canabravinha (27/03), Noruega (28/03) e sede do município (02/04), garantindo e fomentando a participação da população.

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias