MDR reconhece situação de emergência de mais 13 cidades atingidas pela falta de chuvas

Municípios estão localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia

Por:  Imprensa MDR

Brasília (DF), 8/2/2022 — O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira (8/2), a situação de emergência em mais 14 municípios brasileiros atingidos pela falta de chuvas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8). Confira neste link.

Passam por um período de estiagem as cidades de Bandeirante, Coronel Freitas, Lindóia do Sul e Quilombo, em Santa Catarina; Fernandes Pinheiro, Francisco Alves, Mariluz e Verê, no Paraná; Caseiros, Herval, Rosário do Sul e Vanin, no Rio Grande do Sul, e Euclides da Cunha, na Bahia.

Também entrou em situação de emergência nesta terça-feira a cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte, devido à seca, que é uma falta de chuvas mais longa do que a estiagem.

Como solicitar recursos ao MDR

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

 

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Deixe seu comentário