Pesquisa mostra Eder David liderando disputa pela Prefeitura de Caetité

Por Redação ([email protected])

Na véspera da eleição, o advogado Éder Adriano Neves David (DEM) lidera a corrida pela Prefeitura Municipal de Caetité com mais de cinco pontos percentuais sobre o segundo colocado. É o que revela a pesquisa realizada pela Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, entre os dias 08 e 09 últimos que ouviu 520 eleitores cadastrados no município com idade superior a 16 anos, na sede [Centro, Bairros Rancho Alegre, Santo Antônio, Alto do Cristo, Alto do Observatório; São Vicente, São José, Nossa Senhora da Paz, Prisco Viana, Pedro Cruz, Ovídio Teixeira, Bairro Santa Rita, Barroquinha, Feira Velha (Praça da Câmara de Vereadores)] e zona rural [Aroeiras, Tanquinho de Aroeiras, Maniaçu, Pajeú do Vento, Brejinho das Ametistas, Santa Luzia e Caldeiras].

No recorte da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores entrevistados, o candidato Éder David (DEM) aparece na liderança com 30,67%, considerando a margem de erro (5 pontos percentuais para mais ou para menos), oscila entre 35,67% e 25,67%. Em segundo lugar aparece o prefeito e candidato à reeleição Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), com 25,33%, oscilando no limite da margem de erro entre 30,33% e 20,33%, seguido pelo candidato Valtécio Neves Aguiar (PDT), com 22,89%, que oscila no limite da margem de erro entre 27,89% e 17,89%. Os três estão empatados no limite da margem de erro com vantagem para o democrata Éder David.

Já o candidato Wanderson Pimenta Souza (PSoL) marcou 0,67%, oscilando no limite máximo da margem de erro com 5,67%.

Os que disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto somaram 2,67%. Outros 17,78% não responderam ou disseram que ainda não escolheram o candidato em quem vão votar.

Os pesquisadores da Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, também questionaram os eleitores entrevistados em qual dos candidatos não votariam de jeito nenhum para prefeito de Caetité.

A imensa maioria (46,34%) disse que não rejeita nenhum dos candidatos, enquanto 5,32% afirmaram que rejeitam todos. Entre os candidatos, nesse cenário, o prefeito e candidato à reeleição Aldo Gondim (PSB) lidera com rejeição de 31,49%, seguido do candidato do Democratas, Éder David, com 7,10%. Na sequência aparecem, empatados, no quesito rejeição, os candidatos Valtécio Neves Aguiar e Wanderson Pimenta Souza (PSoL), com 4,88%.

A PESQUISA

A pesquisa Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, foi feita com 520 eleitores cadastrados no município, de forma presencial, entre os dias 08 e 09 últimos. A margem de erro do levantamento é de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se 100 amostras forem tiradas da população considerando o mesmo modelo amostral, em 95 delas o índice dos candidatos estará dentro do intervalo considerado da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-08223/2020.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,