PMEs lideram busca por recuperação judicial, revela Serasa Experian

No cenário geral, que considera todos os portes, o aumento em outubro foi de 78,3%

Por: Viviane Garcia 

São Paulo, 21 de novembro de 2022 – As micro e pequenas empresas lideraram a procura pelo processo de recuperação judicial em outubro, marcando 67 pedidos frente aos 32 feitos no mesmo mês de 2021. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, os negócios de médio porte ficam em segundo lugar, com 29 pedidos, seguidos pelos grandes, que tiveram 11 solicitações.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “os empreendimentos de menor porte foram os mais afetados pela instabilidade econômica e, além disso, possuem naturalmente um menor fôlego de caixa. Dessa forma, mesmo com a retomada gradual da economia, baixa da inflação e a volta do poder de compra, eles seguem sendo impactados pelas altas constantes da Selic e encontrando desafios para se reerguerem dessa crise financeira”.

O cenário geral, que considera empresas de todos os tamanhos, totalizou 107 requisições em outubro frente as 60 feitas no mesmo mês do ano anterior, um aumento de 78,3% na comparação ano a ano. Confira os dados completos nos quadros abaixo:

A análise por setor registrou a maior quantidade de solicitações para as empresas que atuam na área de Serviços (56). Em sequência está o Comércio (31), a Indústria (12) e o segmento Primário (8). Veja no quadro a seguir os comparativos mensais e anuais na íntegra:

Crescem os pedidos de falências

Em outubro, foram feitos 71 pedidos de falências, enquanto o mesmo período de 2021 registrou 99 solicitações. Os números significam uma queda de 28,3%. Também nesse ranking foram as MPEs que mais solicitaram o recurso, marcando 45 pedidos. Na análise por setor, os negócios da área de Serviços também são os mais afetados, com 37 requisições. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Cuidar da saúde do negócio

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil, 80% das micro e pequenas empresas não conseguem completar o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco. Para ajudar as pessoas a se prepararem para a trajetória do empreendedorismo e impulsionar os negócios no país, a Serasa Experian oferece capacitação e ferramentas gratuitas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. Os diversos conteúdos gratuitos da Serasa Experian ajudam desde a abertura da empresa até consulta de Score e de dívidas pelo CNPJ, bem como dão dicas para captação e fidelização de clientes, uso das redes sociais, negociação de débitos e muito mais. Clique aqui para acessar!

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,