Prefeito de Bom Jesus da Lapa sugere uso do Fundão Eleitoral para combate ao Covid-19

MATEUS ALMEIDA

Em meio às especulações e polêmicas em relação à possibilidade de adiamento das eleições municipais previstas para o próximo dia 4 de abril, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro Pereira (PSD), gravou um áudio que foi postado em suas redes sociais e distribuídos entre seus contatos, sobre o assunto.

De acordo com o prefeito, que reforçou que sua preocupação com o processo eleitoral não é relevante em razão de estar cumprindo o segundo mandato e, portanto, não poder participar do pleito como candidato, a preocupação no momento não deve ser com sucessão municipal ou renovação de mandatos nas Câmaras Municipais, mas com uma política pública coordenada e que tenha como foco a população, para que haja eficácia no combate à proliferação do Covid-19 (Coronavírus).

Eures Ribeiro sublinhou a situação financeira que os municípios brasileiros atravessa, notadamente as pequenas e médias cidades do interior do País, que não estão conseguindo viabilizar os investimentos necessários para prevenção da pandemia e enfrentarão muitas dificuldades caso a doença ganhe as proporções que tem sido previstas por especialistas.

Nesse momento, ressalta o prefeito de Bom Jesus da Lapa, é fundamental que haja um esforço de todos, principalmente da classe política, para que a população seja minimamente afetada.

A sugestão, enfatiza Eures Ribeiro, é destinar os mais de R$ 2 bilhões do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos – Fundão Eleitoral – que está reservado para o financiamento das eleições municipais de 2020 para um Fundo de Combate ao Covid-19.

Os recursos, aponta Eures Ribeiro, se aprovada a sugestão, devem ser destinados, através do Ministério da Saúde, diretamente para as Secretarias Municipais de Saúde de todo o País, sem discriminação, invertendo a pirâmide e assegurando investimentos às que tem menos recursos – não só econômicos, mas de estrutura e pessoal – para que possa haver mais eficácia no combate à pandemia.

Os recursos, insiste o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, seriam repassados aos municípios já vinculados exclusivamente para uso nas ações de prevenção e combate à proliferação do Covid-19 (Coronavírus).

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,