Prefeito de Itajuípe faz desabafo e diz que Governos Federal e do Estado mentem em relação aos números do Covid-19

Por Redação

 

Em meio à politização do combate à Covid-19 (Coronavírus) e a sugestão feita pelo governador da Bahia, Rui Costa dos Santos (PT), para que prefeitos de municípios onde ainda não tenham sido registrados casos da doença flexibilizem as ações de restrição ao funcionamento do comércio varejista e de serviços e a locomoção das pessoas, o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral Costa Júnior (PSD), usou as redes sociais, no último dia 26, para fazer um desabafo.

Em um vídeo postado em sua página, nas redes sociais, o prefeito fez duras críticas à politização da pandemia, apontando que o momento é de união de esforços para evitar que as previsões de especialistas se confirmem e afirmou, enfaticamente, que os dados oficiais divulgados pelos Governos Federal e dos Estados, principalmente na Bahia, são mentirosos. De acordo com o social democrata, o Governo da Bahia estaria omitindo dados sobre o número real de pessoas infectadas pelo Covid-19 e negligenciando o atendimento aos municípios. “… Até o momento, nós prefeitos, não recebemos nenhuma ajuda do Governo Federal e do Governo Estadual. Estamos sozinhos nessa batalha. Batalha essa que devia estar sendo travada agora para prevenir um caos muito maior do que se já está previsto no nosso país. E, portanto, o que estamos vendo é uma distorção de informação que está trazendo mais dúvidas a nossa população”, pontuou Marcone Amaral Costa Júnior.

Aliado do governador Rui Costa, que já classificou como sendo “o melhor (governador) do Brasil”, Marcone Amaral, no entanto, reforçando sua responsabilidade como gestor do município, fez um alerta à população itajuipense sobre os dados que afirma estão sendo omitidos pelos Governos Federal e da Bahia, reafirmando que não havia ainda (dia 26 de março), o que também sugeria estaria ocorrendo nos demais municípios do interior, recebido nenhuma ajuda (dos Governos Federal e do Estado) para enfrentamento do Covid-19.

Marcone Amaral justificou a afirmativa de que estaria havendo omissão nos dados oficiais da Covid-19 apontando que na Bahia, apenas um Laboratório (Laboratório Central em Salvador) realiza o exame para detecção da doença, mas que são muitas as barreiras para que as Secretarias Municipais de Saúde consigam autorização para realizar o teste. Segundo o prefeito, o Laboratório Central (que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia) tem colocado entraves para que os exames sejam realizados. “… Digo isto porque, no Estado da Bahia, apenas um laboratório faz exames, que é o Lacen (Laboratório Central). E o laboratório está criando critérios quase impossíveis para a pessoa fazer os exames e dar o diagnóstico. Portanto, os dados são mentirosos e estão sendo omitidos”, sublinhou o gestor.

Marcone Amaral disse que em Itajuípe (no dia 26) haviam 84 casos suspeitos, mas que apenas quatro desses teriam sido autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia a coletar as amostras e encaminhar para os exames no Lacen, em Salvador.

No vídeo, o prefeito não informou se os resultados haviam sido positivos ou não e, no último boletim oficial distribuído à imprensa pela Secretaria e Estado de Saúde da Bahia, Itajuípe não consta como município com registro de casos positivos para o Covid-19.

Ao concluir, Marcone Amaral, apontando que, em sua opinião, os diagnósticos no Brasil são “infinitamente maiores (que os apontados nos dados oficiais)”, alertou a população para manter as orientações da Organização Municipal da Saúde e Ministério da Saúde, cobrou ações mais efetivas do Governo do Estado para apoiar os municípios nesse momento de crise, “porque somos nós (prefeitos municipais) que estamos sofrendo nesse momento pela falta de recursos e com os casos que estamos monitorando e a situação caótica que vive cada município”, indignou-se o gestor, acrescentando que o momento para adotar medidas para atender a população é agora. “Se não agirmos agora, será tarde demais”, ponderou.

 

Confira o vídeo na íntegra:

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Categorias , ,