Prefeitura de Barra do Choça articula criação da Associação das Artesãs

Por: Ascom/PMBC

 

O primeiro passo no sentido de criar a associação das artesãs de Barra do Choça, foi dado na última quinta-feira (5). O encontro reuniu Poder Público e trabalhadoras do artesanato local.

Servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri) e outros agentes políticos abraçaram a causa e vão apoiar a formalização de uma entidade.

O grupo conta com mais de trinta mulheres. Algumas já trabalham com artesanato há mais de vinte anos. Fazem tanto sucesso que chegam a sobreviver da arte em momentos de desemprego. Mas só agora, com o a iniciativa da Sala do Empreendedor, o projeto de se organizarem através de um CNPJ começa a tomar forma.

Danilo Silva Rocha coordena a Sala do Empreendedor. O Departamento conta com funcionários treinados e auxilia empreendedores a buscarem recursos do Estado para se desenvolver. Mas para pleitear tais receitas, elas precisam estar organizadas. É aí que entra o apoio da Prefeitura.

O secretário Municipal de Agricultura, Crésio Lima Júnior, está empenhado em diversificar as atividades econômicas do município. Ele colocou o espaço físico e os funcionários da secretaria à disposição do grupo e disse que mesmo as pequenas ações são um grande inventivo.

“A associação servirá para vocês lutarem juntos em prol de todas. Estando organizadas, o diálogo fica mais fácil. Assim, resolve-se o problema de todas e não de uma pessoa em particular”, explicou Crésio.

A Câmara Municipal de Vereadores estava representada pelo vereador Paulo da Silva Rocha. O parlamentar também se prontificou e disse não medir esforços para ajudar na criação da futura instituição.

“Posso apostar que vocês ainda farão muito sucesso com o talento e esforços que são perceptíveis. A jornada está só começando. Enquanto cidadão e representante do povo, me coloco à disposição de todo o grupo”, finalizou.

O diretor do Departamento de cultura, Euzébio Oliveira, depois de parabenizar as mulheres pela determinação, recomendou a união do grupo aos demais artistas do município através da Associação dos Artistas.

O servidor levou uma ótima notícia para as mulheres a respeito da lei Aldir Blanc que destina recursos para os artistas enquanto durar a pandemia de Covid-19. Ele pontuou que o artesanato está na classe dos artistas visuais e o Departamento de Cultura está encaminhando um projeto para a Câmara com a finalidade de dividir o montante entre as pessoas que fazem artesanato.

“Estamos trabalhando em um projeto cuja finalidade é dividir o recurso entre todos os artistas do nosso município. E precisamos parar de achar que cultura é só o são João ou a festa da bandeira”, comentou.

Deste encontro saiu uma comissão de nove mulheres que vão iniciar o processo de formalização da futura entidade artística. E se depender do empenho do vice-prefeito Naelton Freitas (que esteve presente na reunião) e do prefeito Oberdan Rocha, o sonho das artesãs se tornará realidade em breve.

Foto de capa: divulgação internet

 

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,