Prefeitura de Itambé apresenta ações inovadoras para o Projeto Guarda Mirim

Na última quarta-feira (24), a Prefeitura de Itambé, através da Guarda Civil Municipal e da Coordenação do Projeto Guarda Mirim, promoveu uma reunião para discutir o inicio das atividades do Projeto “Guarda Mirim: a construção da nova história de Itambé”.

O encontro contou com a participação do prefeito Eduardo Gama, do comandante da Guarda Municipal Gilberto Leite, da coordenadora da Guarda Mirim Erica Oliveira, além dos pais e dos demais membros da Guarda Municipal.

Durante o encontro, o comandante apresentou a nova proposta de trabalho, destacando que, entre os principais objetivos, está a promoção do desenvolvimento pessoal e socioeducativo dos jovens participantes. “O projeto vem para somar às ações sociais realizadas pelo Município, bem como preparar os nossos jovens para o futuro”, informou o comandante, Gilberto Leite.

Novo brasão da Guarda Mirim de Itambé, produzido pelo GCM Áquila de Brito.

Na oportunidade, a coordenadora da Guarda Mirim pontuou as principais mudanças a partir deste ano. “Estamos mudando a metodologia do projeto, com ações prioritariamente socioeducativas voltadas para a formação dos jovens e pautadas, sobretudo no respeito e na responsabilidade”, afirmou Erica Oliveira, reiterando que é um projeto que tem como foco a transformação social dos guardas mirins.

Para colocar em prática esse novo formato, a Guarda Municipal estará oferecendo oficinas esportivas e artísticas, além de grandes inovações como artes marciais, através do jiu-jitsu, entre outras. Conforme o comandante, para desenvolver essas atividades foram montadas comissões dentro da própria Guarda Municipal de Itambé. “Escolhemos nossos profissionais, pois são capacitados e têm conhecimento aprofundado nas atividades que vão desenvolver junto aos participantes do projeto”, acrescentou.

Como um grande incentivador das ações que promovam a prática da cidadania, o prefeito Eduardo Gama ressaltou durante o encontro que agora o projeto tem objetivos específicos e, diante da responsabilidade com os jovens, vai realizar constantes avaliações para verificar se a ação tem alcançado os resultados previstos. “Temos novas perspectivas com o Projeto Guarda Mirim, como um instrumento importante na formação moral, profissional e ética dos nossos jovens”.

O Projeto Guarda Mirim visa atender inicialmente 60 adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, matriculados na rede publica de ensino. De acordo com a Coordenação do Projeto, em poucos dias será anunciada a abertura de novas vagas e o procedimento para os responsáveis efetuarem as inscrições.

(Ascom/PMI)

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias